Semana da Literatura com sessão de cinema na Câmara

por Ronaldo Fernandes publicado 17/04/2024 18h10, última modificação 19/04/2024 13h39
O Cine Câmara, promovido pelo Legislativo Pontenovense, vai marcar a Semana Municipal da Literatura com sessões de cinema para atendidos pela Apae, Asilo e Fundação Menino Jesus

Para comemorar a Semana Municipal da Literatura Brasileira, que neste ano será celebrada entre os dias 29 de abril e 5 de maio, a Câmara de Ponte Nova criou o Cine Câmara. O novo projeto – que é mais uma ferramenta de aproximação do cidadão com a Câmara – objetiva a promoção da cultura e do entretenimento e acontecerá nos dias 29 e 30 de abril e 3 de maio, cumprindo determinações da Lei Municipal nº 4.432/2020, que instituiu a Semana da Literatura no Município. Na programação, o plenário João Mayrink vai virar uma sala de projeção e haverá a exibição de filmes baseados em obras literárias.

Segundo a Agente Administrativo Bibliotecária, Maria Aparecida Lima, responsável pela Biblioteca Maria de Abreu, “o público-alvo são crianças atendidas pela Fundação Menino Jesus, jovens alunos da Apae, adolescentes da Guarda Mirim, participantes do Parlamento Jovem (PJ) e idosos do Asilo Municipal”.

Maria destacou também que o “público-alvo terá oportunidade de conhecer o plenário da Câmara, que conta com meios modernos de tecnologia voltados para exibição de vídeo com ótimo recurso audiovisual, boa amplitude de tela, ambiente climatizado, sonorização adequada e cadeiras confortáveis. E, além disso, após as sessões será servido um lanche aos participantes”.

A organização do novo projeto cultural do Legislativo pontenovense é de responsabilidade da Biblioteca Maria de Abreu com apoio da Escola do Legislativo e de todos os outros setores da Câmara.

Programação dos filmes

29 de abril

- 13h – Filmes: O Outro Boneco / Os carimbos da Emília / O aniversário da Cuca : episódios da série de animação brasileira Sítio do Picapau Amarelo, produzida pela TV Globo e pela produtora "Mixer". Adaptação feita por Rodrigo Castilho com direção de Humberto Avelar baseada na série de livros homônima, de autoria do escritor Monteiro Lobato. Duração de 34 minutos.

Público-alvo: Crianças da Apae Ponte Nova

- 15h – Filme: Jeca Tatu (1959): escrito e dirigido por Milton Amaral e estrelado por Mazzaropi, o filme é inspirado no personagem homônimo do conto “Jeca Tatuzinho”, criado por Monteiro Lobato. Duração de 95 minutos

Público-alvo: Idosos do Asilo Municipal

30 de abril

- 18h15 – Filme: Lisbela e o prisioneiro: o filme é uma comédia romântica de 2003 adaptada da peça de teatro homônima de Osman Lins e dirigida por Guel Arraes. Produção da Globo Filmes e da Natasha Filmes, junto com o estúdio Twentieth Century Fox. Duração de 106 minutos

Público-alvo: Adolescentes do PJ e da Guarda Mirim

- 13h30 – Filme: Lisbela e o prisioneiro.

Público-alvo: Adolescentes da Fundação Menino Jesus

Semana Municipal da Literatura Brasileira

A Semana Municipal da Literatura Brasileira foi instituída no calendário oficial de eventos de Ponte Nova, em 2020, por meio da Lei nº 4.432/2020, após aprovação na Câmara do Projeto de Lei nº 23/2020, de iniciativa da vereadora Aninha de Fizica (PSB).

A Lei determina que as comemorações ocorram na semana em que estiver abrangido o Dia Nacional da Literatura Brasileira (1º de maio) data de nascimento do escritor José de Alencar.

Os objetivos da Semana Municipal da Literatura Brasileira, além de contribuir para o aprimoramento intelectual e cultural da comunidade, são: estimular o hábito da leitura em suas diferentes manifestações; a sensibilidade literária e a formação de uma sociedade leitora; a produção intelectual de escritores pontenovenses de todos os gêneros literários; fomentar a prática de contação de histórias e também de mediações de leituras; estimular o uso do livro como fonte de conhecimento e prazer; ampliar do imaginário e garantia da cidadania; incentivar o uso do livro e da possibilidade de acesso a diversas formas de leituras, inclusive bibliotecas on-line como instrumento de difusão de valores e de fomento para uma cultura de paz; estimular a aproximação da comunidade com os escritores e com as organizações literárias.