Secretária expõe cenário da alfabetização e defende mudanças no ensino de Inglês
Depois de participar na Tribuna Livre da Câmara, na semana passada, a secretária municipal de Educação, Eliliane Cacilda Espiridião, retornou à reunião plenária dessa quinta-feira (13). Ela falou, mais uma vez, sobre o Projeto de Lei (PL) Substitutivo nº 4.151/2025, que retira o ensino da Língua Inglesa do 1º e do 2º ano do Ensino Fundamental, tornando-o integrante da matriz curricular nos 3º, 4º e 5º anos. Desta vez, entretanto, o foco foi a apresentação de dados sobre a alfabetização no município.
De acordo com a secretária, menos de 53% das crianças que cursaram o Fundamental no ano passado foram alfabetizadas até o 2º ano. Esse dado, avaliado de forma negativa pela chefe da Educação, é uma das justificativas para o PL, que está em tramitação na Câmara.
“Hoje, 52,6% é a porcentagem de alunos do 2º ano que foram alfabetizadas em 2024. Nós temos assinado um pacto [Compromisso Nacional Criança Alfabetizada] em que nós precisamos de garantia de todas as crianças alfabetizadas até o 2º ano”, disse.
A secretária falou que, atualmente, 413 crianças estão matriculadas na rede municipal em turmas de 2º ano. Dessas, 27% são consideradas pré-leitores, ou seja, reconhecem letras ou leem algumas sílabas simples; 40% são leitores iniciantes (leem palavras com sílabas simples); e 33% são leitores fluentes (leem palavras com precisão). “A gente precisa trazer os níveis de pré-leitor e leitor iniciante para o de leitor fluente”, afirmou.
Ações
Eliliane falou a respeito de ações para melhorar os índices de alfabetização em Ponte Nova. Dos governos Estadual e Federal, ela citou o Pró-LEEI-Educação Infantil e o Pacto pela Alfabetização – Ensino Fundamental Anos Iniciais.
Já em relação à Secretaria Municipal de Educação (Semed), Eliliane contou que a pasta deverá realizar capacitações com profissionais da rede, promover incentivos à formação docente, implantar exigência curricular nos anos iniciais (para maior vínculo e tempo com as crianças) e reorganizar o ensino de Língua Inglesa – tema do PL em tramitação na Câmara.
Alfabetização e Língua Inglesa
A secretária explicou que, por determinação do Ministério da Educação (MEC), o período de alfabetização das crianças mudará na Base Nacional Comum. A partir de 2026, as crianças deverão ser alfabetizadas até o 2º ano do Fundamental e não mais até o fim do 3º ano.
Segundo ela, para alcançar a meta, o município defende a mudança do ensino de Inglês, que hoje contempla uma aula semanal no 1º e no 2º anos do Fundamental. “Do 6º ao 9º, hoje, são duas aulas. [...] Nós colocaríamos duas aulas de Língua Inglesa a partir do 3º ano. [...] E aí, a Língua Portuguesa, aumentaríamos de oito para nove aulas. [...] A criança precisa ter mais tempo com a língua materna”, explicou.
De acordo com Eliliane, quando o aluno conclui o ciclo do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, ele terá cursado, atualmente, 200 aulas de Inglês. Pela proposta em discussão, também haveria um aumento na quantidade de aulas de Língua Inglesa, totalizando 240 ao fim do 5º ano.
“Então, quando fala que ‘tirou a Língua Inglesa’, tirou alguma coisa? Na verdade, estamos aumentando [...] 40 aulas. Não houve retirada nenhuma”, detalhou.
Ela também defendeu que o PL melhorará o ensino de Inglês por aumentar a periodicidade das aulas. “O aluno vai ter duas aulas semanais. A periodicidade faz com que a fluência ou mesmo o aprendizado aconteçam de forma mais estruturada”.
Considerações
Os vereadores agradeceram as explicações da secretária e a agradeceram a presença. Eles também tiraram dúvidas sobre os dados, questionaram sobre a proposta e as expectativas a serem alcançadas.
Vídeo
O vídeo da reunião plenária de 13 de novembro de 2025 está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.
Tribuna Livre
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