Presidente da Câmara esclarece sobre obras na Praça da Democracia

por Divisão de Comunicação — publicado 22/09/2023 18h45, última modificação 22/09/2023 18h46
Dr. Wellerson Mayrink (PSB) informou que os investimentos na reforma e ampliação do espaço objetivam melhorar a qualidade de vida da população e a utilização do espaço visando o interesse público
Presidente da Câmara esclarece sobre obras na Praça da Democracia

Projeto de reforma e ampliação da Praça da Democracia

O presidente da Câmara, vereador Dr. Wellerson Mayrink (PSB), durante a Reunião Plenária dessa quinta-feira (21), fez esclarecimentos sobre os investimentos previstos pelo Legislativo na Praça da Democracia. Ele defendeu que a transparência e o debate público são importantes para a democracia, e que a imprensa desempenha um papel fundamental neste aspecto.

“É importante também que toda informação seja instrumento de construir entendimento, não promover a desinformação, em especial no que se refere aos papéis desempenhados pelos poderes Executivo e Legislativo”, ponderou.

Dr. Wellerson destacou que a atuação da Câmara Municipal de Ponte Nova é pautada pela sua função legislativa e fiscalizatória. “Conforme previsto em nossa Constituição Federal, a responsabilidade pela implementação de políticas públicas, como melhorias no saneamento básico e investimentos estruturais na saúde, é do Poder Executivo Municipal, ou seja, da Prefeitura. Os 13 vereadores que compõem a Câmara desempenham um papel crucial na representação dos interesses da população, enviando indicações, requerimentos e fiscalizando o trabalho da Prefeitura,” disse o presidente.

“O problema da rodoviária, por exemplo, vem sendo cobrado e discutido na Câmara antes mesmo dessa Legislatura. Todos os vereadores já pediram, cobraram e atuaram na busca de solução. Mas como todos sabem, principalmente nossos órgãos de comunicação, que são bem preparados e informados, a execução de serviço público não é da Câmara, e sim da Prefeitura. Sabemos também que os recursos da Câmara só podem ser gastos com a própria Câmara e nas questões de gestão ou administrativas da Câmara. E a Praça da Democracia está sob responsabilidade da Câmara desde 2006,” explicou.

O presidente esclareceu que o projeto de reforma e ampliação da Praça da Democracia – que recebeu críticas nos últimos dias – visa melhorar a qualidade de vida dos munícipes e também viabilizar o acesso da população à sede do Poder Legislativo Municipal, contemplando uma proposta que busca melhor utilização do espaço visando o interesse público.

“Trata-se de um investimento válido, pois a praça enfrenta problemas de iluminação precária e é frequentemente utilizada para atividades ilícitas, como o consumo de entorpecentes. A melhoria do espaço é de responsabilidade da Câmara e o projeto de reforma e revitalização foi apresentado em Reunião Plenária e recebeu o apoio unânime e diversos elogios de todos os vereadores”.

Ele lembrou ainda que “as reuniões da Câmara Municipal são abertas ao público, sendo uma oportunidade para participar das votações e Projetos de Lei, principalmente as discussões sobre as Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Plano Plurianual, que definem os gastos e projetos da Prefeitura, do Dmaes [Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento] e da Câmara. Dessa forma, todos poderão entender melhor como são alocados os recursos e contribuir para a construção de políticas que atendam às necessidades reais da nossa comunidade”.

Para Dr. Wellerson, o direito de opinião é livre e extremamente importante para nossa democracia. Mas é também igualmente importante que a opinião seja vinculada a fatos e análise de situações reais e não de achismos. “Por isso é importante que a informação decorra sempre da busca de informações primárias e ouvindo outras versões, principalmente de quem, de fato, tem conhecimento dos acontecimentos,” concluiu.

“É essencial para nossa cidade que o cidadão continue expressando suas opiniões e preocupações, para contribuir para uma cidade melhor. Por isso convido a população para, além das meras opiniões em redes sociais ou meios de comunicação, a se envolverem de forma ativa no processo político da cidade. Portanto, reitero o convite a nossa população para que participe ativamente das reuniões da Câmara Municipal. Juntos, podemos trabalhar para construir uma Ponte Nova melhor para todos os seus habitantes,” concluiu o presidente.