Prefeitura terá que prestar informações aos vereadores em até 15 dias

por Imprensa — publicado 04/03/2021 16h20, última modificação 04/03/2021 16h20
Os parlamentares solicitaram dados sobre o cultivo de produtos orgânicos, atuação de servidores da Saúde no presídio, Regimento Interno do SAMMDU, condições de trabalho nos setores municipais, recursos da Lei Aldir Blanc, programa Horta em Comunidade, licenciamento da ETE e cronograma de capina e poda de árvores

Oito Requerimentos foram aprovados pelos vereadores de Ponte Nova, na reunião plenária dessa segunda-feira (1). Os documentos solicitam diversas informações ao Poder Executivo, que tem até 15 dias para apresentar as respostas.

O Requerimento 22/2021, de autoria do vereador Sérgio Ferrugem (REPUBLICANOS), pede informações sobre a situação atual do município com relação à produção de orgânicos. O parlamentar quer saber se existe cadastro de agricultores para o fornecimento desses produtos; se foi feito algum tipo de orientação aos produtores sobre produção e fornecimento ao município; e se está na programação a atribuição do selo de certificação de produto orgânico.

Sérgio Ferrugem também apresentou o Requerimento 31/2021, em que deseja saber a previsão de conclusão do levantamento das áreas realizado por técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente a serem disponibilizadas para o Programa “Horta em Comunidade”. O vereador também solicitou o cronograma de capina e roçada e de poda de árvores, por meio do Requerimento 33/2021.

O vereador Dr. Wellerson Mayrink (PSB) é o autor dos Requerimentos 26/2021 e 27/2021. No primeiro, ele pede o relatório referente aos servidores da Secretaria Municipal de Saúde lotados no Complexo Penitenciário de Ponte Nova, com nomes, funções, cargas horárias, vencimentos e forma de ingresso na vaga. Já no segundo, o pedido é para que a Prefeitura disponibilize a cópia do Regimento Interno do SAMMDU (Serviço de Assistência Médica Municipal de Urgência).

As informações sobre a elaboração do LTCAT (Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho) referente aos setores municipais foram pedidas pelos vereadores Guto Malta (PT) e Zé Osório (PSB). No Requerimento 28/2021, os parlamentares também querem saber, especificamente, qual a empresa contratada para a execução do serviço, qual o plano de trabalho, se já está em execução e qual a previsão de conclusão. Eles também pediram a cópia do contrato firmado.

O vereador Guto Malta também assina o Requerimento 29/2021, para solicitar dados a respeito dos recursos investidos pelo Município no âmbito da Lei Federal nº 14.017 (Lei Aldir Blanc), especificando qual o montante de recursos disponibilizados ao Município e repassados aos setores e/ou agentes culturais, quais critérios foram definidos para os repasses, se houve edital de seleção, quais foram as formas de divulgação e os respectivos resultados, informando valores e beneficiados. Guto também solicita que toda a documentação comprobatória seja encaminhada na forma impressa.

Já a CDMA (Comissão de Defesa do Meio Ambiente), por meio do Requerimento 32/2021, reitera o Requerimento nº 9/2021, solicitando documentação comprobatória dos atos praticados visando ao cumprimento das condicionantes e compensações exigidas no licenciamento ambiental da obra da ETE e no TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado com o Ministério Público.

A comissão quer saber quais as etapas do licenciamento e do TAC já foram cumpridas e o detalhamento daquelas pendentes ou em fase de cumprimento, com as respectivas justificativas. Além disso, também requer a informação sobre alterações na licença ou no TAC, bem como o envio de todos os anexos da licença ambiental.

O Requerimento é um documento previsto no artigo 225, incisos XIV e XVI, do Regimento Interno, que garante ao vereador o posicionamento do Poder Executivo Municipal sobre determinado assunto. O artigo 86 da Lei Orgânica estabelece que a Prefeitura deve prestar as informações solicitadas em até 15 dias, importando em infração político-administrativa a recusa, o não atendimento no prazo ou a prestação de informação falsa.