Parlamento Jovem 2024 tem palestra de abertura das atividades nesta quinta (14)

por Ronaldo Fernandes publicado 13/03/2024 17h30, última modificação 13/03/2024 17h30
O tema desta edição do Projeto é “Melhorias no ensino escolar”. 58 estudantes de nove escolas se inscreveram para as atividades durante o ano

A Escola do Legislativo (EL) da Câmara de Ponte Nova promove, nesta quinta-feira (14), a solenidade de lançamento das atividades do Parlamento Jovem (PJ) 2024. O evento está programado para acontecer durante a Reunião Plenária da Câmara, a partir das 18 horas.

Segundo a coordenadora-geral da EL, Mariana Moreira dos Santos, 58 estudantes de nove escolas estão inscritos para o PJ deste ano. São alunos do Ensino Médio das escolas estaduais Antônio Coelho, Caetano Marinho, Cantídio Drumond, Professor Antônio Gonçalves Lanna, Senador Antônio Martins e Professor Raymundo Martiniano Ferreira (Polivalente), além do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG-Campus Ponte Nova), da Escola Nossa Senhora Auxiliadora (Ensa) e do Instituto Montessori.

A palestra de abertura será proferida pelo professor Marcelo Felício Martins Pinto, da Escola Estadual Professor Raymundo Martiniano Ferreira. Ele é Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto e Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal de Viçosa.

Mariana informou que “o professor Marcelo Felício vai compartilhar sua perspectiva sobre a importância do Parlamento Jovem e como essa iniciativa pode impactar positivamente a vida dos estudantes e vai falar também sobre ‘melhorias no ensino escolar’, que é o tema deste ano do PJ”.

Representantes das escolas e alunos inscritos foram convidados para acompanharem o evento, que será transmitido ao vivo pelas redes sociais da Câmara.

O planejamento de atividades prevê a realização de oficinas de formação política entre os dias 3 de abril e 15 de maio, sempre na quarta-feira. No final de maio, haverá reunião do Grupo de Trabalho Municipal; em junho, a Plenária Municipal; em agosto, Plenária Regional; em setembro, a Etapa Estadual; e, em novembro, o encerramento das atividades.

Durante as oficinas de formações políticas serão repassadas noções sobre o Poder Legislativo, Câmara Municipal, democracia, participação popular, separação dos poderes e processo legislativo. Nas oficinas de formações temáticas serão abordadas questões sobre melhorias no ensino escolar, na aprendizagem e no ambiente de ensino-aprendizagem, enfrentamento das desigualdades educacionais e fortalecimento da gestão democrática.

Parlamento Jovem

O PJ é um Projeto de educação política voltado a jovens do Ensino Médio desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG) e Câmaras Municipais. Em 2024, o Projeto entra no seu 21º ano de atividades proporcionando aos jovens a oportunidade de conhecer melhor a política e as formas de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.

A cada ano, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, oficinas, debates e deliberações que permitem a vivência e o aprofundamento do tema.