Pagamento do piso salarial do magistério volta ser abordado por vereador

por Divisão de Comunicação* — publicado 02/09/2022 17h34, última modificação 02/09/2022 17h34
Wagner Gomides (PV) relatou sobre as decisões estabelecidas pelo Grupo de Estudos que analisa a proposta de lei sobre o assunto
Pagamento do piso salarial do magistério volta ser abordado por vereador

Wagner Gomides (PV) durante o uso da Palavra Livre do dia 29/08/2022

Durante o uso da Palavra Livre da Reunião Plenária dessa segunda-feira (29), o vereador Wagner Gomides (PV) disse que o Grupo de Estudos criado para estudar o Projeto de Lei nº 3.915/2022, que dispõe sobre o vencimento dos profissionais do magistério, chegou a um possível acordo entre o município e os trabalhadores.

“A gente conseguiu chegar [...] num denominador que possibilitasse, dentro do impacto financeiro que foi apresentado no Projeto Original pelo Executivo, aumentar um pouco mais o salário dos professores e supervisores. E, assim, reconhecer todo o esforço que eles vêm fazendo para fornecer uma educação de qualidade em nosso município”, explicou o vereador.

Auxiliares de creche

Wagner esclareceu que o Grupo de Estudos acredita que seja plausível a inclusão dos auxiliares de creche na folha deste pagamento e agora, a Comissão Especial aguarda o parecer quanto a essa sugestão do grupo.

“A gente agora aguarda um parecer do Executivo, sobre a possibilidade de incluir no pagamento retroativo de janeiro também as auxiliares de creche. E a Comissão entende que também é justo esse pagamento”, esclareceu o parlamentar.

Saúde mental dos professores

O aceleramento do adoecimento mental de professores e da população em geral também foi abordado pelo vereador. Segundo ele, a pandemia e as dificuldades econômicas oriundas do período potencializaram o processo. Wagner avaliou o Projeto de Lei do vencimento dos profissionais da educação como uma forma de zelar pelos trabalhadores da área.

“Eu acredito que a aprovação desse Projeto de Lei será o primeiro passo para instituirmos um novo caminho para a nossa educação. Caminho esse de valorização e respeito a quem precisa, neste momento e a todo momento, ser cuidado, ser ouvido e, principalmente, acolhido pelo poder público”, disse.

Wagner ainda ressaltou que não há como o ensino ser de qualidade se os professores estão com problemas emocionais. “Não há como ensinar quando as condições de trabalho, aí eu falo das condições emocionais, principalmente, não estão bem”, salientou o parlamentar.

Agradecimento

O vereador agradeceu pela instalação de um parapeito na rua de cima (travessa Antônio Leôncio Carneiro - em cima do muro de gabião da rua Coronel Emílio Martins. “Foi um pedido nosso. Uma cobrança que eu fiz. Mas também que outros vereadores aqui fizeram e que agora está instalado”, explica o vereador.

Além disso, Wagner agradeceu ao secretário de Obras, Luiz Borges, por ter sido recebido em seu escritório. “Acho que foi um papo sincero. Onde eu pude levar, pessoalmente, as demandas que eu venho trazendo aqui pra essa casa. Eu brinquei com ele, que foi um momento da gente selar a paz. Mas selar a paz não significa fazer críticas e nem receber críticas. Eu estou aqui para fazer as duas coisas”, esclarece o parlamentar.

Wagner disse que o secretário informou parte do cronograma de algumas obras. “Nessa conversa, ele prometeu que essa semana vai terminar o serviço na rua Francisco Abrantes Fortuna, que é a rua lá no Santo Antônio, da Escola Carlos Trivelato. Que vai terminar, dentro de 15 dias, a rua Manoel Alves da Silva, que é a rua no Triângulo. Que vai construir, dentro de 60 dias, o muro de gabião lá na Jared Pires”, explica o vereador.

O vídeo da participação do vereador Wagner Gomides está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

registrado em: ,