Iniciada a reforma da Praça da Democracia ao lado da Câmara Municipal

por Ronaldo Fernandes publicado 19/01/2024 18h15, última modificação 22/01/2024 16h21
Os serviços incluem a construção de um deck, a instalação de playground e de novos bancos e devem ser concluídos em quatro meses
Iniciada a reforma da Praça da Democracia ao lado da Câmara Municipal

Dr. Wellerson com trabalhadores da MLQ Engenharia Ltda

O presidente da Câmara de Ponte Nova, Dr. Wellerson Mayrink (PSB), acompanhou na quinta-feira (18) as obras de reforma da Praça da Democracia ao lado da sede da Câmara.  A revitalização da praça terá a construção de um deck, instalação de playground e de novos bancos e deverá ficar pronta em quatro meses. Os trabalhos no local foram iniciados na quarta-feira (17) por funcionários da MLQ Engenharia Ltda, empresa vencedora da licitação para execução das obras.

Os investimentos na reforma do espaço objetivam melhorar a qualidade de vida dos munícipes, melhor utilização do espaço e também do acesso da população à sede do Poder Legislativo Municipal.

Segundo Dr. Wellerson “a reforma da praça da Democracia é uma iniciativa que, além de contribuir para o embelezamento do entorno da Câmara visa atrair as pessoas para um local aprazível e bem cuidado com uma bela visão do nosso rio Piranga e do Centro Histórico”.

O presidente acredita que a medida contribuirá para aproximar a população do Poder Legislativo, melhorar a acessibilidade e proporcionar mais segurança para os pedestres. “A sede da Câmara está situada em local privilegiado, e com muita movimentação de pessoas, próximo ao Colégio Municipal, Cisamapi, Justiça do Trabalho e diversas empresas além da rodoviária, que é a porta de entrada dos visitantes e de muitas pessoas que passam por nossa cidade”, disse.

Praça da Democracia

A praça da Democracia - situada no entroncamento das avenidas Antônio Brant Ribeiro e Dr. Cristiano de Freitas Castro - foi inaugurada em 29 de dezembro de 2014 como parte de um projeto de revitalização do entorno da sede da Câmara Municipal executado com recursos do Poder Legislativo.

Monumento à democracia

Em 2021 a praça recebeu obras de manutenção e melhorias na iluminação, por meio parceria entre o Executivo e o Legislativo, e também a instalação no local de um monumento à democracia. A obra esculpida em argamassa pelo artista plástico e Mestre dos Saberes e Fazeres de Ponte Nova, Antônio Inácio Boneca, foi inaugurada dia 16 de dezembro de 2021. De um lado, o monumento exalta a defesa da democracia e a representação da diversidade cultural do Brasil, da liberdade de expressão e da defesa da paz. E, do outro, representa o sofrimento do povo e dos profissionais de saúde diante da pandemia do coronavírus com a intenção de valorizar a ciência em defesa da vida.

Termo de Cessão de Uso

No dia 3 de fevereiro de 2023 a Câmara recebeu, por meio de um Termo de Cessão de Uso, as áreas no entorno da sua sede e tornou-se responsável pela manutenção das mesmas.

Pelo termo assinado, a Prefeitura cede à Câmara o direito de uso da área pública constituída do prédio que abriga a sede do Poder Legislativo e da área do seu entorno, incluindo a Praça da Democracia. O perímetro envolve a área entre a divisa com Escola Municipal José Maria da Fonseca e o entroncamento das avenidas Dr. Cristiano de Freitas Castro e Antônio Brant Ribeiro com rua Santa Terezinha e até a escadaria de acesso ao Terminal Rodoviário.