Cidadão pede alteração de horário de linha do transporte público

por Rachel Monteiro publicado 07/05/2024 18h04, última modificação 07/05/2024 18h04
Em sua participação na Tribuna Livre da última quinta-feira (2), João Batista Coelho solicitou a mudança no horário da linha 03 que faz o trajeto Novo Horizonte-São Geraldo
 Cidadão pede alteração de horário de linha do transporte público

O cidadão João Batista Coelho durante sua participação na Tribuna Livre da Reunião Plenária do dia 02/05/2024

O cidadão João Batista Coelho participou da Tribuna Livre da Reunião Plenária da última quinta-feira (2) para solicitar que seja feita a alteração do horário da linha de ônibus que faz o trajeto dos bairros Novo Horizonte-São Geraldo. Ele explicou que em março deste ano, a empresa São Jorge havia feito uma operação na linha 03, mas não contemplou as necessidades dos usuários.

“Segundo eles, era uma reivindicação da população da época devido à demora do intervalo do ônibus. [...] Passava ali uma hora, uma hora e meia para atender, mas é porque circulava somente um veículo. [...] Fizeram uma pesquisa que isso era uma demanda de seis anos atrás que eles estavam atendendo”.

João Batista ressaltou que a empresa manteve a linha 03 e criou a linha 13, Novo Horizonte-Centro.

“A solução que eles acharam foi partir a linha ao meio. [...] Mantiveram a 03 [...] e criaram a 13, Novo Horizonte-Centro, que vai até a Rodoviária Velha e retorna. Atendeu em partes a demanda do horário. [...] Para agilizar criaram intervalo de 40 minutos ali na parte da manhã, no horário de pico, mas depois volta o intervalo de uma hora e 20. Depois do almoço é um horário que, segundo eles, não tem demanda. E depois à noite eles tentam atender de novo. Só que acabou gerando alguns transtornos e baseado na justificativa deles que era o custo, que a linha era longa para manter, eles acharam melhor encurtar”.

O cidadão contou que a alteração ocasionou atrasos aos usuários do transporte coletivo que precisam chegar a seus destinos.

“Eu, por exemplo, saio do Novo Horizonte todo dia 7, 8 da manhã e vou para o Pacheco. [...] Agora eu estou tendo que descer na Rodoviária. Ou eu pego um outro ônibus antes do Pacheco ou eu faço a caminhada a pé, ou eu desço no Novo Horizonte, Palmeiras e vou para lá. [...] Tentaram resolver uma situação, mas criaram outros transtornos. [...] Eu moro na praça praticamente ao lado do PSF e tenho observado. Começou às 6 horas, depois passava 06h25, 06h27, agora já está naquele horário ali mais ou menos 06h38. [...] Tem usuários que precisam descer na Avenida às 7 horas. Então já começou a contar com atraso, né? Uma linha que atendia quatro bairros, Novo Horizonte, Bairro de Fátima, Pacheco, mais os usuários do São Geraldo”.

João Batista sugeriu que a empresa acrescente mais ônibus à linha para evitar atrasos.

“Já que a São Jorge optou por fracionar a linha, por que não coloca os dois ônibus? Pega esse mesmo ônibus que foi criado da minha linha, no caso, da nossa linha, que é o 13, e não coloca ele para continuar fazendo o mesmo sentido, bairro a bairro? Um indo e outro voltando. [...] Tivesse pegado esse ônibus e colocado mais um que sai do São Geraldo e um do Novo Horizonte, teria atendido”, explicou.

Os vereadores agradeceram a presença do cidadão e ressaltaram a importância da demanda trazida por ele. Eles sugeriram que a Câmara envie a demanda por meio de um ofício do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).

Os parlamentares ainda o convidaram para participar da Audiência Pública que será realizada no próximo dia 22, a partir das 18h, no Plenário João Mayrink, que abordará a questão do Trânsito e Transporte Público no Município.

Tribuna Livre

A Tribuna Livre é um espaço destinado à população durante a Reunião Plenária. A participação acontece mediante inscrição prévia, via formulário eletrônico. Informações: (31) 3819-3250.

O vídeo da Reunião Plenária do dia 2 de maio está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.