Audiência Pública discutirá trânsito e transporte público em Ponte Nova

por Ronaldo Fernandes publicado 23/04/2024 17h48, última modificação 23/04/2024 17h48
Os problemas, o planejamento e a organização dos serviços de trânsito e transporte público em Ponte Nova serão debatidos na Câmara de Ponte Nova. Quem quiser reclamar ou apresentar sugestões, poderá comparecer e se inscrever para falar durante a audiência

A Câmara de Ponte Nova convida a população para a Audiência Pública para discutir problemas e propostas de solução para o trânsito e o transporte público no Município. O evento foi proposto pelo presidente da Câmara, Dr. Wellerson Mayrink (PRD), durante a Palavra Livre na Reunião Plenária do dia 15 de abril e recebeu o apoio dos colegas presentes. Na Sessão dessa segunda-feira (22), o parlamentar informou que a Audiência foi programada para o dia 22 de maio (quarta-feira), às 18 horas, no Plenário João Mayrink.

A motivação para discutir publicamente sobre trânsito e o transporte público em Ponte Nova se deu diante das constatações feitas pelos vereadores em relação às inúmeras reclamações nas redes sociais, na imprensa e na Ouvidoria da Câmara, além da falta de respostas do Poder Executivo aos questionamentos apresentados por diversos parlamentares. São reclamações recorrentes sobre as evidentes falhas nos serviços de manutenção, organização, fiscalização e sinalização do trânsito e do transporte público em Ponte Nova. É grande o número de reclamações feitas pela população nos últimos meses.

O objetivo da Audiência é buscar respostas para as demandas apresentadas por moradores e comerciantes, além de ouvir representantes da Prefeitura, técnicos e autoridades a respeito dos encaminhamentos necessários para melhorar o quadro atual.

A Audiência Pública é uma forma que a Câmara tem de reunir cidadãos, vereadores e representantes de entidades da sociedade civil, para dialogar em busca de soluções em relação aos problemas do Município. Assim, o Legislativo dá publicidade a temas importantes que são debatidos na Câmara e garante a participação popular nas discussões e decisões acerca de serviços públicos e de outros temas de interesse do Município. É uma oportunidade para vereadores e representantes da Prefeitura e da população ampliarem as discussões sobre o assunto, nivelar informações, ouvir críticas e demandas, esclarecer dúvidas, colher sugestões e apresentar opiniões que podem trazer melhorias ou possíveis adequações.

O evento, aberto ao público, é uma reunião entre a população, os vereadores e representantes de instituições envolvidas com os assuntos em pauta. O intuito é discutir os problemas atuais, os acertos e as falhas nas políticas públicas, relativas ao trânsito e ao transporte público no Município. A audiência faculta a participação dos cidadãos, mediante inscrição para manifestar durante a reunião, possibilitando que as pessoas manifestem suas críticas, peçam esclarecimentos e apresentem dúvidas ou sugestões de forma transparente e democrática.

Segundo Dr. Werllerson, o assunto é interessante para toda a população e muito importante para o futuro de Ponte Nova. “A proposta é promover o diálogo entre a população, vereadores e representantes dos órgãos ligados a organização e gestão do trânsito e empresas e profissionais que atuam no transporte público em Ponte Nova”. O vereador entende que “para debater sobre melhorias no trânsito e buscar possíveis soluções para a mobilidade urbana em nossa Cidade é necessário um amplo debate com todos que fazem o dia a dia do trânsito e do transporte público. Por isso, convidaremos representantes do Demutran, Polícias Militar e Civil, Associação Comercial, Prefeitura, concessionária de transporte coletivo, mototaxistas, taxistas, motoristas de aplicativos e a população em geral”.

Toda pessoa interessada em manifestar-se durante a Audiência, sobre os assuntos em pauta, deverá se inscrever no local do evento junto aos servidores da Câmara.

A audiência também será transmitida ao vivo pela página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.