Câmara investe em acessibilidade e retoma interpretação em Libras de reuniões

por Mateus Pires publicado 23/10/2025 18h46, última modificação 23/10/2025 18h46
O recurso está disponível por meio da transmissão das sessões
Câmara investe em acessibilidade e retoma interpretação em Libras de reuniões

Transmissão com Libras

A reunião plenária dessa segunda-feira (20) marcou o retorno do serviço de interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) em sessões da Câmara de Ponte Nova. O recurso garante acessibilidade a pessoas surdas, fortalecendo a democracia e a participação de todos.

Para o retorno da interpretação em Libras das sessões, a Câmara contratou a empresa Gregori Fiorini Produções Audiovisuais e Artísticas Ltda., por meio de Dispensa de Licitação (nº 9003/2025).

Na sessão dessa segunda, a interpretação em Libras da sessão foi realizada pela servidora Geone Andrade e pela profissional da empresa contratada Gleicilane Lopes Estarlino Miranda.

A Câmara já possui uma servidora efetiva com especialidade em Libras, mas a contratação de novos profissionais se faz necessária em razão da recomendação da Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guia-Intérpretes de Língua de Sinais (Febrapils). A instituição determina que o intérprete pode atuar, preferencialmente, por até 30 minutos, sendo necessário um período de descanso, por igual período, para que retome à função.

 “Inclusão é tudo e não é nada mais, nada menos do que a nossa obrigação, hoje, estarmos cumprindo com o nosso papel tendo a transmissão de Libras aqui na Câmara. [...] Isso é muito importante”, disse o presidente da Câmara, Wellington Neim (PP), durante a sessão.

“Esta Casa agradece por mais comunicação, por respeitar a todos e por incluir todas as pessoas aqui na nossa reunião”, comentou o vereador Emerson Carvalho (PP).

A interpretação em Libras estará disponível nas transmissões das reuniões plenárias e de sessões solenes na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.