Câmara abre cadastro para contratar serviços de interpretação em Libras

por Mateus Pires publicado 16/05/2023 18h56, última modificação 16/05/2023 18h56
Pessoas físicas e jurídicas interessadas podem se inscrever para atuarem nos eventos da Câmara
Câmara abre cadastro para contratar serviços de interpretação em Libras

Registro da servidora Geone Andrade interpretando em Libras sessão no plenário da Câmara

Já se encontra disponível, no site da Câmara, o edital para credenciamento de interessados em prestar serviços de interpretação e tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras) dos eventos do legislativo municipal. O cadastramento dos profissionais teve início nessa segunda-feira (15).

Os profissionais atuarão nas transmissões de reuniões e demais eventos da Câmara. O serviço já é ofertado em eventos solenes e, no ano passado, intérpretes também atuaram nas reuniões plenárias. A ideia é que o cadastramento possibilite o retorno da acessibilidade às sessões.

O formato de contratação dos profissionais já segue as normas constantes na nova lei de licitações. A Câmara já adota a legislação mais recente para contratação e compras no serviço público, o que demandou ajustes no processo durante os últimos meses.

A Câmara já possui uma servidora efetiva com especialidade em Libras, mas a contratação de novos profissionais se faz necessária em razão da recomendação da Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guia-Intérpretes de Língua de Sinais (FEBRAPILS), que determina que o intérprete pode atuar, preferencialmente, por até 30 minutos, sendo necessário um período de descanso, por igual período, para que o mesmo retome a função.

Todas as informações sobre o credenciamento, condições de contratação e pagamento estão disponíveis no site da Câmara.