Aprovado PL que autoriza instalação do Tiro de Guerra em Ponte Nova
Com nove votos a favor e três contra, foi aprovado, na reunião plenária dessa quinta-feira (25), o Projeto de Lei do Legislativo nº 14/20225. De autoria do vereador Wellington Neim (PP), o texto autoriza o município de Ponte Nova a celebrar convênio com o Exército Brasileiro para implantação de um Tiro de Guerra e dá outras providências. A proposta precisa ser sancionada pelo prefeito, Dr. Milton Irias (Avante), para entrar em vigor.
Votaram contra os vereadores Guilherme Belmiro (PT), Marcinho de Belim (PDT) e Suellenn Fisioterapeuta (PV), que se justificaram na reunião.
No PLL, Neim argumenta a importância do Tiro de Guerra para o município. “A implantação [...] trará diversos benefícios para a comunidade, entre eles: a possibilidade de jovens prestarem o serviço militar em sua própria cidade, a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com a sociedade e a presença de uma instituição que pode auxiliar em campanhas sociais, educativas e emergenciais”.
A matéria foi analisada pelas Comissões de Finanças, Legislação e Justiça (CFLJ), de Serviços Públicos Municipais (CSPM), de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) e de Orçamento e Tomada de Contas (COTC). Os membros dessa última manifestaram-se pela rejeição da proposição, por unanimidade, em virtude do impacto orçamentário-financeiro gerado e por não integrar as prioridades do Executivo Municipal no exercício vigente.
O vídeo da reunião plenária de 25 de setembro de 2025 está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.