Acusar Câmara de agarrar projetos é incompetência, abuso e deboche, avalia vereador

por Mateus Pires publicado 13/09/2022 18h01, última modificação 13/09/2022 18h01
Durante manifestação na Reunião Plenária dessa segunda-feira (12), Guto Malta (PT) defendeu a atuação do Legislativo e cobrou seriedade do Executivo quanto à administração do município

Guto Malta (PT) durante o uso da Palavra Livre do dia 12/09/2022

A narrativa de que a Câmara é a responsável por gerar transtornos ou atrasar a aprovação de Projetos de Lei voltou a ser tema na Palavra Livre. Durante a Reunião Plenária dessa segunda-feira (12), o vereador Guto Malta (PT) avaliou que o discurso é fruto de incompetência e pode ser interpretado como abuso e deboche.

“É muito fácil quando você não tem capacidade de fazer, você apontar o dedo para quem tem capacidade de fazer. [...] De repente eles estão confundindo a nossa boa vontade, a nossa disponibilidade em querer ajudar, em abusar e debochar. Eu acho que a partir de agora a nossa posição vai ser a seguinte: pediu informação e não informou, enrolou, devolve, rejeita. Que aí vê se aprende, vê se amadurece essa relação institucional”, disse.

O parlamentar exemplificou a situação ao citar a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLC) do Executivo nº 3.903/2022, que propõe alterar as áreas não edificáveis às margens dos corpos d’água, em área urbana consolidada. Guto disse que na última sexta-feira (9) ocorreu uma nova reunião com representantes da Prefeitura, Câmara e empresários para tratar detalhes sobre a matéria, mas não houve avanços.

“Infelizmente, continua tudo do mesmo jeito. Não chega tecnicamente, eles não chegam, eles não querem prestar as informações técnicas. Há uma resistência. Não sei se não querem fazer, se não sabem fazer e ficaram inclusive de entregar o projeto hoje ao meio-dia, senhor presidente. Quantas horas agora? [...] Até agora nada”.

Guto frisou que a Câmara não é a responsável pela demora registrada na tramitação de alguns Projetos de Lei. “Não atribuam, não imputem a essa casa a responsabilidade pelo fracasso, pela incompetência, pela incapacidade de cuidar e de colher as demandas múltiplas da cidade, que não são de agora”, afirmou.

O parlamentar também questionou quanto às demandas já conhecidas do município ao cobrar seriedade do Poder Executivo. “Cadê a obra? Cadê o Campo do Municipal? Cadê a pista de caminhada? Cadê o espaço de lazer para a comunidade? Então, o gente, vamos encarar isso com um pouco mais de vontade e seriedade e parar de blá blá blá, de arrogância e de mentira”.

Bairro Central

O vereador também pediu à Prefeitura medidas para solucionar problemas relacionados ao excesso de poeira e à falta de transporte coletivo dos moradores do bairro Central.

O vídeo da participação do vereador Guto Malta na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

registrado em: ,