Ações que deem visibilidade à população LGBTQIA+ são cobradas por vereadora

por Divisão de Comunicação* — publicado 28/06/2022 18h35, última modificação 28/06/2022 18h35
Suellenn Fisioterapeuta (PV) reforçou a importância de ações concretas que promovam visibilidade às minorias
Ações que deem visibilidade à população LGBTQIA+ são cobradas por vereadora

Suellenn Fisioterapeuta (PV) durante o uso da Palavra Livre do dia 27/06/2022 | Imagem: reprodução/Câmara de Ponte Nova

A realização de ações que deem visibilidade à população LGBTQIA+ no município foi um dos temas abordados pela vereadora Suellenn Fisioterapeuta (PV) no uso da Palavra Livre, na Reunião Plenária dessa segunda-feira (27). Segundo ela, em junho, mês da visibilidade LGBTQIA+, o Executivo realizou três postagens sobre o tema.

“A gente entende que a informação, o conteúdo, é importante, que prioriza, que mostre um pouco a nossa luta. Mas a gente precisa e é necessário que tenhamos ações concretas para essa comunidade”, defende a parlamentar.

Lei Inconstitucionalidade

A vereadora Suellenn Fisioterapeuta considerou que a temática da comunidade LGBTQIA+ é delicada para o Executivo, tendo em vista que a Lei Municipal nº 4.503/2021 foi questionada na Justiça pela Prefeitura, que alegou inconstitucionalidade. A norma, proposta pela parlamentar e aprovada pelo plenário, foi vetada pelo prefeito e, posteriormente, teve o veto derrubado pela Câmara, que também fez a promulgação.

Segundo Suellenn, o objetivo da lei é dar visibilidade às pessoas que estão invisíveis. “Um projeto que a gente torna visíveis os invisíveis da nossa sociedade”.

Análise da Inconstitucionalidade

A vereadora agradeceu a iniciativa da estudante Letícia Malta, estudante de Direito da Pontifícia Universidade Católica, que está analisando em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a constitucionalidade da norma. “Então eu fico muito feliz e honrada em ter uma defesa de uma aluna brilhante, de um ser humano espetacular. E agradeço a parceria dessa menina que tem um futuro brilhante e a sensibilidade de um tema extremamente importante na sociedade brasileira”, agradece a parlamentar.

Participação de curso

A participação no curso Políticas para as Mulheres, oferecido pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), também foi abordada pela vereadora Suellenn Fisioterapeuta. De acordo com ela, no encontro foi discutida a importância da realização de políticas públicas para as mulheres e implantação da Procuradoria da Mulher na Câmara, dentre outros assuntos.

“Foi extremamente importante. Um curso no qual eu voltei mais radiante, mais orgulhosa de ser mulher. Nós temos mais de 70% dos votos, nós somos a maioria das eleitoras do Brasil. Nós somos muito importantes”, conta a vereadora.

Indicações

A vereadora solicitou ao Poder Executivo diversas reivindicações de moradores do bairro Vale Verde, como a correção do esgoto que está a céu aberto há 20 dias, na praça, a necessidade de tapar o buraco aberto pelo DMAES na rua Amaury Rolla Senna e a capina do passeio na entrada para o bairro Vale Verde.

“Há mais de um ano e até hoje não foi solucionado esse problema, então eu peço, encarecidamente, que dê uma atenção maior a essas duas reivindicações”, salienta a parlamentar.

Congratulações

A vereadora Suellenn Fisioterapeuta parabenizou o ciclista Felipe Araújo pelo primeiro lugar conquistado em um evento de mountain bike, realizado na cidade de Visconde do Rio Branco. “Agradecer por representar nossa cidade de forma brilhante e parabenizar pelo primeiro lugar”, disse.

O vídeo da participação da vereadora Suellenn Fisioterapeuta está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.