Notícias

Jornada de Debates discute o Sucateamento dos Correios

 Foram quase duas horas de intensos esclarecimentos, críticas e sugestões. Em 28 de junho, realizou-se a Jornada de Debates sobre o “Sucateamento dos Correios” na Câmara de Ponte Nova. A discussão atendeu solicitação do presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Correios e Telégrafos e Similares do Estado de Minas Gerais (SINTECT/MG), Robson Gomes Silva. 

Com a presença de funcionários dos Correios do município e região, representantes do Sind-UTE e SindEletro, a Jornada de Debates foi presidida pelo vereador Hermano (PT) que, nos últimos meses, tem discutido a situação em plenário.
O delegado do SINTECT em Ponte Nova, Luiz Fernando dos Reis, a vice-prefeita Valéria Alvarenga fizeram suas manifestações ressaltando o fechamento anunciado de 513 agências dos Correios, sendo que, em Minas Gerais, das 20 agências mais rentáveis, 14 deixarão de funcionar. Também criticaram a intensão do Governo Federal de privatização da empresa, a previsão de demissões, a rotina dos carteiros e os serviços prestados pelos Correios que são de obrigação constitucional. Nenhum representante da diretoria dos Correios compareceu à Jornada de Debates. 
“O Correio, hoje, é o único elemento de integração nacional (...). Tem lugares longínquos que só o Correio chega”, disse o presidente do SINTECT, Robson Gomes, apontando para os prejuízos que serão acarretados caso a empresa pública seja privatizada e ocorra o fechamento das agências, conforme anunciado pela própria empresa. “O serviço de Correio é ‘hiper lucrativo’. Uma das falácias da presidência da empresa e do Governo Federal é de que precisaria privatizar o Correio porque ele não dá lucro. Alguém aqui já viu privatizar alguma coisa que não dá lucro?, questionou Robson, sendo reiterado pelo delegado do SINTECT em Ponte Nova, Luiz Fernando: “lucro tem e muito, senão não existiria nenhuma franqueada”, disse ele, destacando que os Correios pretendem fechar direcionar os clientes a unidades franqueadas”.
Da Jornada de Debates saíram sugestões para um abaixo-assinado contra o fechamento das agências dos Correios e Moção de Repúdio que serão encaminhados ao Governo Federal, ao Governo de Minas Gerais, à diretoria da Empresa e ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) o qual está vinculado os Correios. 
Os participantes propuseram participação ativa dos funcionários e dos sindicatos junto à população para levar até ela o que realmente está acontecendo e conseguir seu apoio frente à situação. O áudio completo da Jornada de Debates sobre o Sucateamento dos Correios está disponível no portal pontenova.mg.leg.br
* No último dia 7, o fechamento de agências da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) e a demissão de trabalhadores também foi pauta de debate na Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
 

Participantes da Jornada de Debates
Participantes da Jornada de Debates
Mesa
Mesa
André Luiz
Sérgio
Geraldinho Guimarães
Robson
Ex-vereador Joãozinho Carteiro
Gilmar de Souza
José Carlos
Newton Pinguelli
Mesa

É IMPORTANTE QUE VOCÊ PARTICIPE
E MANTENHA-SE INFORMADO!

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta-Feira

das 12:00h às 18:00h

camara@camarapontenova.mg.gov.br

(31) 3819-3250

Av. Dr. Cristiano de Freitas Castro, 74

Centro, CEP: 35430-037

Ponte Nova - Minas Gerais