Notícias

Escola do Legislativo presente no “Treinamento Vivencial em Processos Circulares”

08/03/2018 16:02

 De 26 de fevereiro a 1º de março, na sede do Fórum da Comarca de Ponte Nova, o coordenador de ensino da Escola do Legislativo, Jaime Santos, participou do “Treinamento Vivencial em Processos Circulares”. Voltado para a Justiça Restaurativa é uma prática que possibilita o diálogo entre os próprios envolvidos em situações de violência para tratarem o conflito. O curso habilitou 24 participantes para procedimentos e técnicas necessárias à condução das práticas restaurativas.

A participação da Escola do Legislativo vai ao encontro do objetivo da Mesa Diretora da Câmara para que possa contribuir de alguma forma na solução de conflitos e se consolidar como espaço de formação e de aproximação dos Poderes Legislativo e Judiciário.
A iniciativa do curso foi da juíza da 1ª Vara Criminal e da Infância e da Juventude, Dayse Mara Silveira Baltazar, coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Ponte Nova. O convite para participação da Escola do Legislativo se deu meio da juíza Dayse Baltazar e da defensora pública Maria Antonieta Rigueira Leal que participaram de uma atividade da Escola no ano passado e viram a possibilidade de parceria.
Justiça Restaurativa
 A Justiça Restaurativa é um novo modelo para tratar as relações prejudicadas por situações de violência. Valoriza a autonomia e o diálogo, criando oportunidades para que as pessoas envolvidas no conflito conversem e entendam a causa real da desavença, a fim de restaurar a harmonia e o equilíbrio entre todos. A ética restaurativa é de inclusão e de responsabilidade social e promove o conceito de responsabilidade ativa.
 O processo restaurativo é realizado quando as partes envolvidas manifestam concordância em participar e pode ser aplicado tanto no âmbito criminal – em varas criminais, juizados especiais ou centros judiciários – quanto no contexto socioeducativo.
Fonte: http://www.tjmg.jus.br/portal-tjmg/noticias/ponte-nova-capacita-facilitadores-em-praticas-restaurativas.htm
 

“Treinamento Vivencial em Processos Circulares”
“Treinamento Vivencial em Processos Circulares”
“Treinamento Vivencial em Processos Circulares”

É IMPORTANTE QUE VOCÊ PARTICIPE
E MANTENHA-SE INFORMADO!

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta-Feira

das 12:00h às 18:00h

camara@camarapontenova.mg.gov.br

(31) 3819-3250

Av. Dr. Cristiano de Freitas Castro, 74

Centro, CEP: 35430-037

Ponte Nova - Minas Gerais