Notícias

Vereadores requerem informações da coleta de lixo

06/02/2018 15:52

 Na reunião plenária de 5 de fevereiro, os vereadores Montanha (PMDB) e Hermano (PT) apresentaram indicação protocolada ao Executivo, solicitando informações, no prazo máximo de 15 dias, dos critérios adotados para a fixação das novas rotas e horários de coleta de lixo. Hermano citou o panfleto distribuído pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam) intitulado “Lixo é coisa séria” com o cronograma dos serviços. 

 “Depois que algumas pessoas tiveram contato com este panfleto, fui questionado em relação à quantidade de dias que haverá coleta em determinados bairros”, disse Hermano apontando que, no panfleto, consta a diminuição dos dias de coleta de lixo em algumas regiões periféricas e maior concentração nas áreas centrais, como no Centro e em Palmeiras que terão a coleta de segunda-feira a sábado.
A vereadora Aninha de Fizica (PSB) sugeriu à presidência da Câmara que convide o secretário municipal de Meio Ambiente, Bruno do Carmo, para esclarecer sobre a coleta de lixo, capina, situação dos varredores e outros pontos da pasta. 
Concordando com Aninha, o vereador Montanha comentou que o lixo traz transtornos para toda a cidade e que as explicações do secretário seriam de grande importância para, de vez, esclarecer, sobre todos os problemas e buscar soluções. O presidente da Mesa Diretora, Leo Moreira (PBS), solicitou à vereadora que apresente, na próxima semana, o requerimento para convocação do secretário a fim de ser votado por todos os vereadores. Montanha pediu para também assinar o requerimento.
O vereador José Rubens Tavares (PSDB) citou a questão do bairro Pacheco que terá coleta de lixo às segundas, quartas e sextas-feiras e, especialmente, em relação à praça, disse que há constante acúmulo de lixo. Ele sugere alterações no cronograma.
A vereadora Fiota (PEN) ressaltou que, no Distrito do Pontal, a coleta já é realizada três vezes na semana e que tem dado resultados, uma vez que os moradores estão cientes dos dias e horários e colaboram com o descarte apropriado.
Já o vereador André Pessata (PSC) destacou a necessidade de rotas e escalas eficazes, citando que, em alguns municípios, são realizadas coletas de lixo noturnas, disponibilizadas lixeiras em pontos estratégicos, além de outras alternativas que garantem a cidade limpa.  
O vereador Antônio Carlos Pracatá (PSD) também se mostrou preocupado com a atual situação do lixo no município e com as alterações propostas pela Semam, pois, segundo ele, poderá até piorar. 
 

Lixo nas ruas

É IMPORTANTE QUE VOCÊ PARTICIPE
E MANTENHA-SE INFORMADO!

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta-Feira

das 12:00h às 18:00h

camara@camarapontenova.mg.gov.br

(31) 3819-3250

Av. Dr. Cristiano de Freitas Castro, 74

Centro, CEP: 35430-037

Ponte Nova - Minas Gerais