Jovem advogada é nomeada Assessora Político Institucional da Câmara e Escola do Legislativo tem Coordenador Geral

por Divisão de Comunicação — publicado 03/01/2023 15h30, última modificação 04/01/2023 13h35
Carolina Fabião, nomeada pelo presidente Dr. Wellerson Mayrink, é a responsável pela Divisão de Relação Institucional da Câmara. Jaime Augusto, nomeado em dezembro, é Coordenador Geral da Escola do Legislativo

Dr. Wellerson assina a nomeação de Carolina

Entre as primeiras ações como presidente da Câmara para o biênio 2023/2024, Dr. Wellerson Mayrink (PSB) nomeou, na segunda-feira (02), por meio da Portaria nº 03/2023, a jovem advogada Carolina Fabião da Silva para o cargo de Assessora Político Institucional da Divisão de Relação Institucional da Câmara de Ponte Nova.

Subordinada diretamente à Presidência, a Divisão de Relação Institucional foi criada recentemente por meio de uma reforma administrativa do Poder Legislativo que alterou a estrutura organizacional e o dimensionamento de cargos e funções da câmara. Entre outras atribuições, a Assessora Político-Institucional, presta assessoria política à Presidência, à Mesa Diretora e aos vereadores no exercício de suas funções institucionais, bem como às Comissões Permanentes.

Segundo Dr. Wellerson, a ideia é que a Câmara esteja alinhada com o pensamento moderno, e de portas abertas para aos novos tempos, com ações que reduzam as desigualdades. Para o vereador, a nomeação de Carolina simboliza oportunidade aos jovens e protagonismo e empoderamento para as mulheres. Ele disse que percebeu, depois de escolher a advogada levando em conta as referências sobre sua competência, que ela também representa uma série de questões que precisam ser superadas no Brasil. “Estamos contratando uma mulher, jovem e negra, graças aos méritos dela”, disse.

Carolina tem 24 anos, é Bacharel em direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e foi aprovada no último exame da OAB. Durante sua formação universitária fez estágios, em Juiz de Fora, na Defensoria Pública e num escritório especializado em Direito Civil e no Juizado Especial do Fórum da Comarca de Ponte Nova. Ela foi, também em Ponte Nova, estagiária de pós-graduação no Ministério Público Estadual.

Coordenação da Escola do Legislativo

A reforma administrativa da Câmara definiu que a Escola do Legislativo também passa a ser subordinada diretamente à Mesa Diretora e à Presidência e contará com um Coordenador Geral que terá a atribuição de desenvolver as ações políticas e pedagógicas da Escola. Em 12 de dezembro, o então presidente da Câmara Antônio Carlos Pracatá (MDB) assinou Portaria nomeando Jaime Augusto Alves dos Santos pra o cargo.

Jaime é professor, geógrafo de formação, licenciado em geografia e mestre na área de solos, já prestou serviço na Câmara entre 2016 e 2019 e no ano passado, como voluntário, contribuiu com os vereadores para um melhor entendimento do Projeto de Lei que deu origem a Lei nº 4.664/2022 que estabelece diretrizes quanto às delimitações das áreas não edificáveis e áreas de preservação permanente localizadas às margens dos corpos d’água em área urbana consolidada.

Contratação de Contador e Engenheiro Civil

A nova Mesa Diretora da Câmara determinou que a Divisão Administrativa realize processo seletivo para a contratação de Contador e Engenheiro Civil. O edital deve ser publicado no início de fevereiro.

A contratação do Contador visa suprir a vacância da função na Divisão de Contabilidade até que a Câmara realize um novo concurso público. E a contratação de Engenheiro Civil visa atender as constantes demandas da Câmara para contratação e execução de serviços de engenharia relacionadas à manutenção e reforma de sua sede e ao fornecimento de informações na análise de Projetos de Lei e diligências em obras e serviços realizados pela Prefeitura, que devem ser fiscalizados pelo Poder Legislativo.