Visita à ALMG e ao TCEMG enriquece formação de integrantes do Parlamento Jovem

por Mateus Pires publicado 24/08/2022 18h05, última modificação 08/09/2022 16h15
Encerrada as etapas municipais e regional, os participantes do PJ foram até Belo Horizonte conhecerem os dois órgãos públicos e suas funções
Visita à ALMG e ao TCEMG enriquece formação de integrantes do Parlamento Jovem

Os participantes na Mesa-Diretora da ALMG no dia 16/08/2022

Mais de 400 quilômetros rodados e muito conhecimento adquirido pelos integrantes do Parlamento Jovem (PJ) de Ponte Nova que viajaram até Belo Horizonte, no último dia 16. O projeto de formação e educação política executado pela Câmara levou os participantes até a capital para conhecerem dois importantes componentes da Administração Pública Estadual.

Acompanhados dos servidores Ricardo de Melo (Agente Administrativo Especialidade Educacional) e Maria Aparecida Lima (Agente Administrativo Especialidade Bibliotecário), além dos vereadores Wagner Gomides (PV) e Guto Malta (PT) e dos professores Marcelo Felício e Jéssica Castro, os 32 jovens visitaram o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Na corte de contas, primeiro local de visita do roteiro da viagem, os estudantes passaram pelo auditório da Escola de Contas, Centro de Inteligência e Tecnologia, Memorial Eduardo Carone Costa, Biblioteca do TCEMG e, por fim, o Plenário, que leva o nome do pontenovense Milton Campos, ex-governador do Estado.

Durante a visita ao TCEMG, os integrantes do PJ foram recebidos pela coordenadora de pós-graduação da Escola de Contas, Luciana Raso. Ela explicou sobre a estrutura, as competências e a jurisdição do TCEMG. Ao conhecerem os espaços da corte, os jovens tiveram contato com as atividades de recebimento, armazenamento e trabalho dos dados enviados pelos municípios ao tribunal.

Na casa legislativa do Estado, a visita foi iniciada pelo teatro da instituição, onde todos participaram de uma palestra de recepção ministrada por servidoras da Escola do Legislativo da ALMG. Em seguida, os participantes do PJ chegaram até o plenário e aproveitaram para interagirem com um deputado que compõe a Mesa Diretora. Por fim, no Memorial da ALMG, os jovens tiveram contato com elementos que contam a história e a formação da consciência política no Estado.

Para a estudante da Escola Estadual Professor Antônio Gonçalves Lanna, Eduarda Aleixo, conhecer os dois órgãos públicos contribuiu grandemente para a formação. “Essa viagem edificou minha formação política e social e acredito que a dos meus colegas também. Não seria cabível dentro da minha realidade, sendo jovem estudante de escola pública, conhecer esses lugares, ainda mais da forma atenciosa como fomos recebidos. Graças ao Parlamento Jovem tivemos essa oportunidade. Conhecer e saber como funcionam dois órgãos vitais da política dentro do nosso Estado é um diferencial em nossa formação política. Considero importante nós, jovens, estarmos a par da atuação dessas entidades. E nada é melhor que aprender na prática!”, avalia.

Já para o aluno do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais/Ponte Nova (IFMG – Ponte Nova), João Victor de Andrade Condé, a viagem agregou em conhecimento e na relação com os colegas. “Uma viagem é sempre muito divertida em todos os momentos, desde a partida até a volta. Quando se coloca conhecimento, como foi dessa vez, se torna ainda mais interessante poder se divertir com os amigos, ainda aprender mais sobre a nossa política e conseguir compreender bem mais do que no início, além de me aproximar mais ainda das pessoas do Parlamento Jovem”, relata.

O Parlamento Jovem

O PJ de Minas Gerais é um programa de formação política de estudantes do ensino médio que proporciona aos jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.

A cada ano, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, oficinas, debates e deliberações que permitem a vivência e o aprofundamento do tema.

O programa é promovido pela ALMG, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com as Câmaras Municipais e a PUC Minas. Em 2022, chega à 19º edição em MG e a sexta em Ponte Nova.

As atividades são desenvolvidas em etapas municipais, regionais e a estadual, realizada em Belo Horizonte, quando ocorre a conclusão dos trabalhos.

Aderiram ao PJ 2022 as escolas estaduais Senador Antônio Martins, Caetano Marinho, Professor Antônio Gonçalves Lanna, Raymundo Martiniano Ferreira, o Instituto Montessori, o IFMG – Ponte Nova e a Escola Nossa Senhora Auxiliadora.