Vereadores querem saber quando PSFs começarão a funcionar

por Divisão de Comunicação* — publicado 09/08/2022 18h27, última modificação 09/08/2022 18h27
Um Requerimento, de autoria dos vereadores Zé Osório (PSB), Dr. Wellerson Mayrink (PSB) e Aninha de Fizica (PSB), solicita informações sobre as unidades de saúde dos bairros São Geraldo e Conjunto Habitacional Dalvo de Oliveira Bemfeito
Vereadores querem saber quando PSFs começarão a funcionar

UBS São Geraldo | Imagem: divulgação/Prefeitura de Ponte Nova

O início do funcionamento dos Postos de Saúde da Família (PSFs) dos bairros São Geraldo e Conjunto Habitacional Dalvo de Oliveira Bemfeito foi o assunto abordado pelo Requerimento nº 166/2022, aprovado durante a Reunião Plenária do dia 1º de agosto. O texto é de autoria dos vereadores Zé Osório (PSB), Dr. Wellerson Mayrink (PSB) e Aninha de Fizica (PSB).

No documento, os parlamentares também solicitaram informações se os equipamentos necessários para o funcionamento das unidades foram adquiridos e se já ocorreu o processo seletivo para a seleção dos trabalhadores que irão compor as equipes.

Além disso, requerem informações de qual órgão é o responsável pela segurança estrutural do prédio e pertences localizados no interior do PSF do Bairro São Geraldo.

Segundo o vereador Zé Osório, esse empreendimento valorizará o bairro São Geraldo e é uma expectativa dos moradores. “Nós estamos pedindo informações para saber realmente quando será a abertura, porque ele vai trazer valorização para o bairro São Geraldo. Isso aí é coisa certa, é coisa importante. E a expectativa da comunidade é grande. E a gente espera realmente receber essa resposta e manter o pessoal do bairro informado”.

A depredação do prédio do PSF localizado do bairro São Geraldo é algo que preocupa os parlamentares, como afirma a vereadora Aninha de Fizica: “a nossa preocupação, inclusive no bairro São Geraldo, é por causa da depredação do prédio. Nós recebemos um vídeo já tinha lá vidro já quebrado. Então para trocar e ter pessoas responsáveis pelo posto. E fazer com que realmente esse posto venha funcionar mais rápido”.

O vereador Dr. Wellerson Mayrink reforçou o pedido e solicitou que o Executivo realize a troca da porta, pois, segundo ele, no imóvel já existem pertences. “A minha preocupação além desse Requerimento [...] é em relação esse ‘depedramento’ que teve da porta do PSF lá do São Geraldo. Eu gostaria aproveitar muito e pedir o Executivo que trocasse essa porta, porque já tem mais ou menos uma semana e lá dentro do prédio tem uns móveis já”.

O Requerimento é um documento previsto no Regimento Interno da Câmara, que dá aos vereadores a prerrogativa de, com aprovação do plenário, solicitar formalmente da Prefeitura informações de interesse público. A Lei Orgânica Municipal estabelece que a Prefeitura deve prestar as informações em até 15 dias e considera como infração político-administrativa a recusa, o não atendimento no prazo ou a prestação de informação falsa.