Vereadores de Ponte Nova participam do lançamento do PJ Minas 2024

por Ronaldo Fernandes publicado 26/03/2024 18h01, última modificação 26/03/2024 18h01
Oito vereadores participaram, na sexta-feira (22), na Assembleia Legislativa, do lançamento da edição do Parlamento Jovem de Minas de 2024. O programa de formação política de estudantes debaterá, neste ano, o tema “Melhorias no ensino escolar”

A Câmara de Ponte Nova esteve presente na solenidade de lançamento da vigésima edição do Parlamento Jovem (PJ) de Minas de 2024. Aninha de Fizica (PSB), Marilda da Silva (PSB), Suellenn Fisioterapeuta (PV), Guto Malta (PT), Juquinha Santiago (AVANTE), Sérgio Ferrugem (REPUBLICANOS), Wagner Gomides (PV) e Dr. Wellerson Mayrink (PSB) acompanhados da coordenadora-geral da Escola do Legislativo (EL), Mariana Moreira dos Santos, participaram do evento de abertura da edição do programa de formação política de estudantes que em 2024 debaterá o tema “Melhorias no ensino escolar”.

O evento aconteceu no Auditório José Alencar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e contou com a presença do presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), e de vereadores representantes das câmaras municipais que participam do PJ.

Para a edição deste ano, o PJ terá 19 municípios ingressantes que somados aos 126 veteranos totaliza a participação recorde de 145 municípios divididos em 20 polos regionais. Conforme disse o presidente da ALMG, em seu pronunciamento, o PJ – que é realizado pela ALMG, por meio da sua Escola do Legislativo, em parceria com câmaras municipais e o apoio da PUC Minas – é uma das maiores iniciativas de participação legislativa jovem do País.

O Coordenador Político da Escola do Legislativo de Ponte Nova, Wagner Gomides, ao se pronunciar no momento reservado para manifestações dos representantes de câmaras, destacou a participação feminina no programa em Ponte Nova: “nós temos 58 jovens inscritos. Destes, 39 são mulheres”.

Ele elogiou também a realização da Gincana  "Sua Casa, Nossa Câmara!" , ação pioneira criada e desenvolvida pelo Legislativo Pontenovense, que potencializou a participação de jovens e suas famílias nas atividades da Câmara Municipal. “A Gincana que envolve hoje mais de mil alunos das redes municipal, estadual e particular da nossa Cidade”.

O presidente da Câmara, Dr. Wellerson Mayrink, disse que a participação maciça dos vereadores de Ponte Nova no lançamento do PJ Minas “é uma demonstração de como os parlamentares de Ponte Nova aderiram à ideia de que precisamos de mais participação dos jovens na política e o tanto que valorizam o programa de formação política realizado pela Assembleia de Minas”.

Ponte Nova faz parte do Polo Vale do Piranga e Região dos Inconfidentes junto com os municípios de Oratórios, Ouro Preto, Piedade de Ponte Nova e Urucânia. No caso de Ponte Nova, são 58 estudantes de nove escolas inscritos para o PJ deste ano, e as oficinas de formação política foram planejadas para acontecer entre os dias 3 de abril e 15 de maio, sempre na quarta-feira. No final de maio, haverá reunião do Grupo de Trabalho Municipal; em junho, a Plenária Municipal; em agosto, Plenária Regional; em setembro, a Etapa Estadual; e, em novembro, o encerramento das atividades.

Curso de formação

Nos dias 20 e 21 de março, a coordenadora-geral da Escola do Legislativo (EL), Mariana Moreira dos Santos, participou do Curso de Formação de Coordenadores Regionais do Parlamento Jovem realizado pela Escola do Legislativo da ALMG.