Vereadora Suellenn Fisioterapeuta relata falta de oxigênio nas UBSs de PN

por Imprensa — publicado 03/02/2021 14h56, última modificação 03/02/2021 14h56
Segundo a parlamentar, em janeiro, a situação ocorreu na UBS do Pacheco por pelo menos duas vezes

A vereadora Suellenn Fisioterapeuta (PV) participou da Palavra Livre da reunião plenária dessa segunda-feira (1º) e relatou a ausência de cilindros de oxigênio nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município. Ela disse que já enviou um ofício ao Poder Executivo solicitando informações sobre o assunto.

“No dia 14 teve uma intercorrência grave no PSF do Pacheco, no qual um paciente chegou dessaturando 70% com uma frequência cardíaca de 143, e a técnica de enfermagem pediu oxigênio, e no PSF não tem bala de oxigênio. Então é uma causa grave, urgente e necessária. E na outra semana também, no dia 28, no mesmo PSF, aconteceu com outro paciente”, contou.

A vereadora informou que vai aguardar a resposta do ofício enviado à prefeitura até esta quinta-feira (4). Se não obtiver o retorno, a parlamentar planeja submeter à votação do plenário um requerimento com a solicitação e espera o apoio dos demais vereadores.

“É necessário, é de extrema importância que todos os PSFs de Ponte Nova tenham uma bala de oxigênio e uma maneira com a qual a gente [possa] ofertar esse oxigênio para o paciente, até que chegue o transporte para o hospital”, concluiu o assunto.

Ainda na tribuna, Suellenn agradeceu ao presidente da Câmara, vereador Antônio Carlos Pracatá (MDB), pela oportunidade em integrar a Comissão Especial sobre a Covid-19. Ela ainda parabenizou o vereador Dr. Wellerson Mayrink, presidente na comissão, pela condução dos trabalhos.

A íntegra da participação da vereadora Suellenn Fisioterapeuta na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube onde ficam acessíveis os vídeos completos de todas as reuniões da Câmara de Ponte Nova.