Vereadora solicita informações sobre verbas para hospitais do Município
A Câmara de Ponte Nova aprovou, por unanimidade, durante a Reunião Plenária dessa segunda-feira (31), o Requerimento de Informações nº 28/2025, que pede ao Executivo dados sobre convênios e repasses financeiros efetuados pelo Município aos hospitais da Cidade, Arnaldo Gavazza Filho e Nossa Senhora das Dores. Quem assina o documento é a vereadora Fernanda Bitenco (Agir).
A parlamentar requer que o Executivo informe: os valores repassados a cada um dos hospitais, discriminados por mês e finalidade; os tipos de convênios e/ou contratos vigentes com as duas instituições; bem como os relatórios de prestação de contas recebidos dos hospitais relativos a esses repasses.
A vereadora afirmou, durante a Plenária, que, como membro da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH), recebe reclamações diárias relativas aos hospitais.
“Essa semana mesmo eu recebi uma mensagem de uma pessoa que estava acompanhando a mãe no hospital. Tinha uma pessoa no hospital que estava precisando de remédio. O hospital sugeriu à [...] mãe comprar o remédio para a filha para fazer uso desse remédio dentro do hospital. E fora isso, as reformas. Todo dia chega lá tem reforma. [...] O hospital da cidade não tem nenhuma coberta para os visitantes. Horário de visitas, se tiver sol, se tiver chuva, está debaixo de chuva”.
O Requerimento é um documento previsto no Regimento Interno da Câmara que dá aos vereadores a prerrogativa de, após aprovação do Plenário, solicitar formalmente da Prefeitura informações de interesse público. A Lei Orgânica Municipal estabelece que a Prefeitura deve prestar as informações em até 15 dias, e considera como infração político-administrativa a recusa, o não atendimento no prazo previsto ou a prestação de informação falsa.
O vídeo da Reunião Plenária de 31 de março está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.