Vereadora relata situação caótica em hospitais de Ponte Nova

por Mateus Pires publicado 21/06/2022 17h40, última modificação 21/06/2022 17h41
Suellenn Fisioterapeuta (PV) disse que as duas instituições do município estão com setores superlotados e pediu que a Prefeitura coloque o SAMMDU em funcionamento 24 horas
Vereadora relata situação caótica em hospitais de Ponte Nova

Suellenn Fisioterapeuta (PV) durante o uso da Palavra Livre do dia 20/06/2022 | Imagem: Ronaldo Fernandes/Câmara de Ponte Nova

Os dois hospitais de Ponte Nova estão passando por um período crítico de aumento na demanda por atendimentos, segundo a vereadora Suellenn Fisioterapeuta (PV). Na Palavra Livre da Reunião Plenária dessa segunda-feira (20), ela disse que as unidades estão superlotadas, os profissionais de saúde estão exaustos e que a situação vivenciada é um caos.

“Nós estamos vivendo um caos nos hospitais. Pacientes de 20 a 25 pacientes internados num pronto socorro, pacientes intubados, com crianças também de 10 meses intubados no box de emergência. [...] Não é covid, tem que deixar bem claro. [...] Então, é pneumonia, DPOC [Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica] infectado, é AVC [Acidente Vascular Cerebral]”, explicou.

Segundo Suellenn, a situação é fruto do aumento da demanda por atendimento e não está relacionada à qualidade dos serviços prestados pelos hospitais Arnaldo Gavazza Filho e Nossa Senhora das Dores.

A parlamentar lembrou que tanto a Prefeitura como os hospitais têm orientado a população a buscar atendimento no Serviço de Assistência Médica Municipal de Urgência (SAMMDU). Apesar disso, a unidade não funciona após as sete horas da noite. Ela disse que, assim como sugerido pelo colega Dr. Wellerson Mayrink (PSB) meses atrás, é necessário ampliar o horário de atendimento da unidade.

“Mas depois das sete horas da noite eles vão procurar onde? Nós não temos esse atendimento, infelizmente. [...] Hoje, nós estamos vendo e sentindo a falta da Unidade do Pronto Atendimento na nossa cidade. Então, senhor prefeito, nós temos que planejar estratégias eficazes, urgentes e ampliar, inicialmente, o SAMMDU 24 horas”, disse.

Conquistas na saúde

Suellenn destacou a realização do primeiro procedimento de embolização de aneurisma cerebral realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Arnaldo Gavazza Filho.  “É uma vitória que o Gavazza conquistou, é uma vitória que a população tem hoje e que a gente tem que comemorar, que é feito pelo SUS. Antigamente era muito difícil conseguir vagas em Belo Horizonte”.

A implantação da Rede Municipal e Intermunicipal de Atendimento ao Paciente com Acidente Vascular Cerebral pelo Hospital Arnaldo Gavazza Filho também foi lembrada por ela. “Hoje, todos os profissionais são capacitados, e o Gavazza foi relacionado, conquistou para ser a unidade para ser atendido o acidente vascular cerebral”, explicou.

Mês do orgulho LGBTQIA+

A vereadora fez críticas ao Poder Executivo quanto à falta de ações em alusão ao Mês do Orgulho LGBTQIA+, comemorado em junho. “Infelizmente, eu fico triste e insatisfeita com a secretaria responsável por isso, porque não coloca ações concretas. O discurso é muito, mas, infelizmente, ações concretas da comunidade LGBTQIA+ não estão sendo trabalhadas da maneira que devem ser feitas”, afirmou.

O vídeo da participação da vereadora Suellenn Fisioterapeuta na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.