Vereadora quer informações sobre manutenção preventiva de bueiros do município

por Rachel Monteiro publicado 02/10/2025 16h50, última modificação 02/10/2025 16h54
Fernanda Bitenco (Agir) pede à Prefeitura, por exemplo, cópia de relatório das limpezas realizadas nos últimos doze meses
Vereadora quer informações sobre manutenção preventiva de bueiros do município

Vereadora Fernanda Bitenco (Agir) na reunião de 22 de setembro

Os vereadores aprovaram, por unanimidade, na reunião plenária de 22 de setembro, o requerimento de informações nº 156/2025, de Fernanda Bitenco (Agir). Ela pede ao Executivo informações sobre manutenção preventiva de bueiros. 15 dias é o prazo para que a Prefeitura responda aos questionamentos.

No requerimento, a vereadora questiona se existe um plano específico para a limpeza regular e antecipada dos bueiros antes do período chuvoso e qual a periodicidade das ações de limpeza e os critérios técnicos utilizados para definir as áreas prioritárias. Ela ainda solicita cópia do relatório das atividades de limpeza e de manutenção de bueiros realizadas nos últimos 12 meses com indicação de datas, locais atendidos e responsáveis pela execução.

No documento, foram incluídos dois adendos: dos vereadores Careca Totinho (Avante) e Gustavo de Fizica (MDB). Careca questiona se existe algum projeto para que seja feita a limpeza do córrego Passa Cinco. Já Gustavo indaga se há algum projeto para a troca das grades danificadas dos bueiros da cidade.

Durante a votação, Fernanda ressaltou: “está tendo muita reclamação de morador que está sofrendo com o mau cheiro dos bueiros, de quem mora próximo aos bueiros. Tem gente que está tendo que tampar com papelão. E aí vindo as chuvas agora, né...Palmeiras mesmo, quando chove, vira uma lagoa. Aí a gente não sabe se são as construções que foram feitas ou se são os bueiros que estão entupidos”.

O requerimento é um documento previsto no Regimento Interno da Câmara que dá aos vereadores a prerrogativa de, após aprovação do Plenário, solicitar formalmente da Prefeitura informações de interesse público. A Lei Orgânica Municipal estabelece que a Prefeitura deve prestar as informações em até 15 dias, e considera como infração político-administrativa a recusa, o não atendimento no prazo previsto ou a prestação de informação falsa.

O vídeo da reunião plenária de 22 de setembro de 2025 está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

registrado em: ,