Vereadora parabeniza Secretaria de Assistência Social pela Conferência das Pessoas com Deficiência

por Rachel Monteiro publicado 14/11/2023 18h20, última modificação 14/11/2023 18h29
Marilda (PSB) abordou sobre o reparo de um manilhamento na rua Roberto Parentoni, no Sagrado Coração de Jesus; e solicitou que seja feita a poda de uma árvore de grande porte próximo ao Batalhão da Polícia Militar, no Triângulo

Vereadora Marilda (PSB) durante a Palavra Livre da Reunião dessa segunda (13)

A vereadora Marilda (PSB) utilizou a Palavra Livre da Reunião Plenária dessa segunda-feira (13) para parabenizar a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação (Semash) pela Conferência das Pessoas com Deficiência, realizada no dia 26 de outubro. No evento foram debatidos alguns eixos em âmbito municipal, estadual e federal.

Marilda relatou que, dentre as 25 propostas constantes no eixo municipal, a serem executadas durante dois anos, algumas foram amplamente questionadas durante o encontro:

“O ponto principal foi a falta de acessibilidade, tanto para o setor público quanto para o setor privado. [...] em salões, supermercados, prédios da Prefeitura, PSF, [...] melhorar as discussões entre escola e família. [...] Pediu-se também que o Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência envolva os estudantes e as pessoas matriculadas na escola, falou-se também da parte esportiva, por que que não tem esporte no Município para pessoas com deficiência. [...] Outra pontuação do Conselho [...] foi pedido que dentro dos setores públicos a gente tenha um profissional de Libras para atender às pessoas”.

A vereadora disse que durante a Conferência, outras questões foram levantadas: “Tinha uma moça lá que tinha fibromialgia, ela falou da dificuldade que ela tem para conseguir tratamento e medicamento. [...] Foi-se falado também das pessoas que fazem tratamento fora do Município, que, independentemente de ser particular ou ser pelo SUS, que libere o transporte, porque ele pode ser estendido a um acompanhante”.

Ela observou ser primordial realizar um levantamento com o quantitativo de pessoas com deficiência visual e de cadeirantes do Município para que as ações debatidas sejam cobradas com mais eficiência. “Eu até fiz o requerimento para estar encaminhando para essa Casa. [...] Esse quantitativo é muito importante.

Marilda informou que as reuniões do Conselho Municipal de Deficiência na Secretaria, na primeira sexta-feira de cada mês, às 15h30.

Poda de árvore

Marilda solicitou que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) faça a poda de uma árvore de grande porte localizada próxima ao Batalhão da Polícia Militar, na rua João Batista Viggiano, no bairro Triângulo.

“O engenheiro falou que eles não poderiam cortar por se tratar de uma área particular, mas essa área aí é uma área da Prefeitura. Esse tronco da árvore está todo oco, está cheio de ervas daninha. [...] Vai causar perigo. É uma árvore grande”, destacou.

Reparo em Manilhamento

Marilda informou que um morador da rua Roberto Parentoni, bairro Sagrado Coração de Jesus, solicitou o reparo de um manilhamento no bairro.

“Segundo ele, o manilhamento já tem três anos que ele está correndo atrás. Procurou o Dmaes [Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento] e o Dmaes falou que não é da função [deles], que seria do Setor de Obras [Secretaria Municipal de Obras].

Ela disse que o morador a informou que o manilhamento afundou e que está com uma cratera de aproximadamente 8 metros de profundidade. “Ele está sendo bem afetado pela ‘afundação’ da casa dele. [...] Ao redor está um ambiente bem sujo, trazendo a proliferação de ratos. Marilda pediu que a Secretaria Municipal de Obras (Semob) realize o reparo da obra.

O vídeo da participação da vereadora Marilda na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.