Vereadora Fiota justifica votos em projetos aprovados pela Câmara

por Imprensa — publicado 08/07/2021 17h59, última modificação 08/07/2021 17h59
A parlamentar falou sobre a importância dos projetos e aproveitou para esclarecer informações sobre os temas das propostas

A vereadora Fiota justificou os votos favoráveis às matérias legislativas aprovadas na Reunião Plenária dessa terça-feira (6). Em relação ao Projeto de Lei do Legislativo (PLL) 14/2021, que dispõe sobre a criação do Programa Municipal de Conectividade para as escolas públicas municipais de Ponte Nova, ela destacou o acesso à internet nas instituições de ensino do município.

“Hoje, a tecnologia está muito avançada. Hoje, até as zonas rurais precisam, já têm internet também. [...] Hoje, todas as escolas municipais, a que não tem, vai ser colocado 100 megas para estar dando agilidade nos trabalhos, e quase todas as escolas hoje tem computador”, falou.

Durante a discussão e votação do Projeto de Lei do Executivo (PLE) 3.805/2021, ela elogiou a elaboração da proposta. O texto aprova o Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos para os municípios associados ao Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga (CIMVALPI).

“Queria parabenizar o Bruno [secretário municipal de Meio Ambiente] pela excelente ideia, excelente projeto, parabenizar todas as pessoas que contribuíram para que esse projeto se tornasse um projeto grandioso”, explanou.

Fiota defendeu o veto parcial ao PL 3.829/2021, que cria a função de digitador e autoriza a contratação temporária para atender situação de emergência em saúde pública decorrente da pandemia da Covid-19. O veto do prefeito é para retirar a obrigatoriedade da prova prática para a seleção do servidor para função.

“Tem que ter os digitadores para estar digitando, para dar mais transparência. Não que não haja, sabe? Mas para dar mais agilidade ao serviço para uma pessoa ficar por conta daquilo ali para passar com agilidade”, opinou.

A parlamentar ainda explicou que o PLL 11/2021, que torna obrigatório a consulta à comunidade escolar e a aprovação do Poder Legislativo para a municipalização dos anos iniciais do ensino fundamental das escolas públicas de Ponte Nova, é uma proposta que garante o debate sobre o assunto.

“Nós estamos votando hoje na Câmara Municipal de Ponte Nova um projeto, com emenda do vereador Juquinha, para estar ouvindo a comunidade escolar, ouvindo a secretária, ouvindo os professores, ouvindo quem vai ser afetado”, contou.

O vídeo da Reunião Plenária dessa terça-feira (6) está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.