Vereadora Fiota destaca importância da participação popular no Legislativo

por Imprensa — publicado 28/02/2018 13h35, última modificação 31/08/2020 14h40
Desconhecimento da função do vereador gera notícias falsas com o objetivo de denegrir a figura pública

Em seu pronunciamento na Palavra Livre da reunião plenária de 26 de novembro, a vereadora Fiota (PEN) abordou o tema da Campanha da Fraternidade 2018 que é “Fraternidade e superação da violência” e destacou que a violência está presente em diversos segmentos da sociedade e até na intolerância das palavras. Desse modo, Fiota traçou um paralelo entre a sociedade e o Poder Legislativo, uma vez que, muitas pessoas, por não conhecerem as ações cabíveis aos vereadores, dentro da lei, nem o teor das matérias em tramitação, disseminam notícias falsas com o propósito de denegrir a figura pública.

Fiota ressaltou que, no caso da Câmara de Ponte Nova, transparência é a palavra-chave. Todas as atividades parlamentares estão disponíveis à população que deve acompanhar não apenas pelas redes sociais, jornais, rádio ou TV, é importante que as pessoas compareçam às reuniões plenárias e de comissões temáticas, conversem com os vereadores, contribuam com sugestões e críticas, tirem dúvidas e tenham conhecimento das ações que estão sendo desenvolvidas em prol do município.
“A Câmara está aberta à população para esclarecer tudo o que acontece aqui dentro. É uma Câmara transparente”, disse Fiota destacando a atuação da Mesa Diretora e que todas as reuniões são transmitidas ao vivo o que permite aos cidadãos e cidadãs interagirem diretamente com os vereadores. “Escutar na rua é muito fácil, vira uma bola de neve”, salientou Fiota, reforçando que a sociedade deve se aproximar mais do Legislativo do município.
São funções do vereador: fiscalizar e cobrar ações do governo; verificar se os recursos do município estão sendo devidamente aplicados pela prefeitura para a promoção do bem-estar da população; elaborar projetos de leis; solicitar ao prefeito informações sobre a administração da cidade, sempre que julgar necessário e dialogar com a comunidade e representar os anseios do povo na Câmara.
Assista ao vivo as reuniões plenárias, de comissões e solenes da Câmara no facebook.com/camarapontenova. Os dias e horários estão disponíveis no portal pontenova.mg.leg.br