Vereadora faz considerações sobre projeto do piso salarial da educação

por Divisão de Comunicação* — publicado 28/09/2022 18h12, última modificação 28/09/2022 18h12
Aninha de Fizica (PSB) informou que os profissionais do magistério receberão retroativo a janeiro
Vereadora faz considerações sobre projeto do piso salarial da educação

Aninha de Fizica (PSB) durante o uso da Palavra Livre do dia 26/09/2022

Durante a Reunião Plenária dessa segunda-feira (26), a vereadora Aninha de Fizica (PSB) utilizou a Palavra Livre para fazer considerações quanto ao Projeto de Lei (PL) do Executivo nº 3.915/2022, que define o piso salarial dos servidores da educação. Ela disse que os profissionais do magistério receberão o valor retroativo ao mês de janeiro.

“Retroação até janeiro para os auxiliares de creche, igual aos demais profissionais, conforme havia sido falado. Eu achei que eles mereciam também que viesse o retroativo para janeiro e assim foi feito”, agradece a vereadora.

Aninha de Fizica também informou que o pagamento do retroativo do adicional de regência de 15% sobre a jornada de trabalho dos Professores de Educação Infantil (PEI). “Foi estendido também para eles, porque nada mais justo que eles recebam o ano inteiro”, esclarece a parlamentar.

Emendas

A vereadora informou aos profissionais da educação que o novo texto do PL chegou à Câmara. Aninha disse que almeja que futuramente seja estabelecida a criação de um plano de carreira.

“Daqui a pouco, nós teremos aqui um plano de carreira, se Deus quiser. Um plano de carreira para o magistério, como eu já havia dito. Eu tenho certeza que o Executivo também vai fazer jus ao que ele falou que queria feito”, comenta a vereadora.

Requerimento

A isenção do pagamento de juros e multas sobre o Imposto Patrimonial e Territorial Urbano (IPTU), tema do Requerimento nº 233/2022, de autoria de Aninha de Fizica (PSB) e Zé Osório (PSB), também foi abordada pela vereadora. Segundo ela, essa medida é interessante, pois pode auxiliar aqueles que não têm condições de realizar os pagamentos.

“Nós queríamos com essa Indicação, mostrar aí que com essa instabilidade econômica que nós estamos vivendo, ainda enfrentando a pandemia há muito pouco tempo. A gente queria ver se tinha essa condição aí dessa isenção dos juros e multas sobre IPTU”, reforça a vereadora.

Poços artesianos

Aninha de Fizica disse que juntamente com o diretor do Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento (DMAES) visitou a comunidade de Ribeirão de Baixo. O objetivo foi analisar a possibilidade da construção de poços artesianos. “O Anderson havia falado comigo que já estava quase pronto para passar, para ser discutido também preços”, acrescenta.

Ribeirão de Cima

A vereadora informou que um morador de Ribeirão de Cima cedeu uma área para que o Executivo possa construir uma praça no local. Segundo ela, nesta quarta-feira (28) visitaria o local para analisar a possibilidade.

“Ganhamos também um pedaço de terra lá para fazer uma praça. Um morador deixou lá esse pedaço já voltado, se a Prefeitura quisesse, colocar uma academia ou fazer uma praça a gente poder contar com isso lá”, esclarece a vereadora.

Cedro

A instalação de um redutor de velocidade em frente ao Restaurante Pimenta, na MG-262, foi solicitada pela vereadora. “Nós estamos vendo que a necessidade ainda continua sendo gritante. Pelo fato de ter igreja, escola e agora o restaurante está indo muito bem. [...] Eu acho que só tem aumentado as pessoas que moram naquele local tem aumentado mais o número de moradores por ali e aumentado também a procura nos restaurantes. Então eu estou voltando a trazer essa demanda para aquela localidade”, reforça a parlamentar.

O vídeo da participação da vereadora Aninha de Fizica na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.