Vereadora explica sobre pagamento do piso salarial da enfermagem

por Mateus Pires publicado 29/08/2023 17h56, última modificação 29/08/2023 17h56
Suellenn Fisioterapeuta (PV) disse que se reuniu com representantes do Executivo Municipal, dos hospitais e do Hemominas para tratar sobre o assunto
Vereadora explica sobre pagamento do piso salarial da enfermagem

Suellenn Fisioterapeuta (PV) durante a Palavra Livre dessa segunda-feira (28)

A vereadora Suellenn Fisioterapeuta (PV) detalhou, durante a Palavra Livre da Reunião Plenária dessa segunda-feira (28), sobre as tratativas para que o Município e demais instituições paguem o piso salarial aos profissionais da enfermagem. Ela contou que se reuniu com representantes dos hospitais, da Prefeitura e do Hemominas para abordar sobre o assunto.

“O Executivo esperava receber em torno de R$ 4.400.000,00 para pagar o piso da enfermagem em Ponte Nova. Porém, foi depositado, no dia 24, uma quantia de R$ 3.353.000,00”, disse.

Segundo Suellenn, a Prefeitura apurou sobre a menor disponibilidade do recurso enviado pelo Ministério da Saúde (MS). “Em torno de 230 funcionários não foram contemplados com o piso da enfermagem, cada um por um motivo específico”.

Entre as justificativas, de acordo com a vereadora, estão a inadimplência de profissionais com o Conselho Regional de Enfermagem (Coren), aposentados e trabalhadores que possuem dois vínculos empregatícios que superam 80 horas semanais.

“A ação principal da classe da enfermagem é regularizar o Coren, que é Conselho. [...] Os aposentados, [...] até então, não serão contemplados. Porém, o Executivo, junto com a administração do Arnaldo Gavazza e a administração do Nossa Senhora das Dores, vai enviar para o Ministério da Saúde uma justificativa para tentar com que essas pessoas aposentadas recebam o piso da enfermagem”.

Pedidos

Suellenn solicitou à Prefeitura melhorias na iluminação pública da comunidade rural Santa Helena. “Principalmente na rua do barracão, onde tem três postes, porém um poste não tem iluminação. E também em frente à igreja que está muito escuro e a comunidade está pedindo troca de lâmpadas LED nessa comunidade”.

Ela ainda pediu a colocação de dois contêineres de lixo na comunidade, melhorias na estrada e construção de academia ao ar livre.

Suellenn também indicou a necessidade de asfaltamento da rua Virgínia Pinheiro Castanheira, bairro Palmeiras.

A vereadora disse que enviará uma Moção de Congratulação à arquiteta Betânia Nascimento, que conquistou o Prêmio Estado de Minas – Arquitetura e Decoração, promovido pelo Jornal Estado de Minas.

O vídeo da participação da vereadora Suellenn Fisioterapeuta na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.