Vereadora destaca que PSFs devem ter fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais

por Mateus Pires publicado 01/12/2021 18h30, última modificação 01/12/2021 18h33
Suellenn Fisioterapeuta (PV) ressaltou que uma nova lei federal incluiu os profissionais na estratégia de saúde da família e, por isso, solicitou ao Executivo o cumprimento da norma em Ponte Nova
Vereadora destaca que PSFs devem ter fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais

Vereadora Suellenn Fisioterapeuta durante a Reunião do dia 29/11/2021 | Imagem: reprodução/Câmara de Ponte Nova

A inclusão de profissionais de fisioterapia e terapia ocupacional na estratégia de saúde da família em Ponte Nova foi solicitada pela vereadora Suellenn Fisioterapeuta (PV). Ao fazer o uso da Palavra Livre da Reunião Plenária dessa segunda-feira (29), a parlamentar explicou que o pedido tem como base uma nova lei federal (Lei Nº 14.231/2021).

“Essa lei inclui fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais em todas as equipes da estratégia da saúde da família. Então, estou enviando hoje – você fisioterapeuta, terapeuta ocupacional – estou enviando ao Executivo para que seja colocado em prática no nosso município. [...] A saúde básica, a atenção básica de Ponte Nova necessita. Todos os PSFs necessitam de um fisioterapeuta e um terapeuta ocupacional”, frisou.

Gratificação para professores e servidores da saúde

Suellenn também se manifestou favorável ao rateio dos recursos que sobrarem do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) entre os professores.

“Não é questão de vaidade política, é questão de justiça, é questão de merecimento. [...] Que o prefeito tenha empatia, sensibilidade e que envie um Projeto de Lei a essa casa, como já disse o vereador Guto, disse o vereador Wagner. A gente aprova, a gente estuda, discutimos da mesma maneira que foi feito para o transporte coletivo da nossa cidade”, afirmou.

A vereadora também apoiou o pagamento de gratificação aos servidores municipais da saúde. “Os técnicos de enfermagem, a enfermagem, eles merecem. Os servidores públicos municipais da saúde merecem também esse 14º salário”, avaliou.

O vídeo da participação da vereadora Suellenn Fisioterapeuta na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.