Vereadora denuncia problemas no atendimento da atenção básica à saúde

por Divisão de Comunicação* — publicado 14/03/2023 17h29, última modificação 14/03/2023 17h29
Suellenn Fisioterapeuta (PV) citou a falta de médicos e unidades com limite de atendimento diário que sobrecarregam os serviços nos hospitais
Vereadora denuncia problemas no atendimento da atenção básica à saúde

Suellenn Fisioterapeuta (PV) durante o uso da Palavra Livre do dia 13/03/2023

A vereadora Suellenn Fisioterapeuta (PV) utilizou a Palavra Livre durante a Reunião Plenária dessa segunda-feira (13) para relatar problemas relacionados à atenção primária à saúde no município. De acordo com ela, a sobrecarga dos hospitais acontece devido à falta de um atendimento adequado na atenção primária.

“Se você for estudar a porcentagem de atendimento do Gavazza, 77% dos atendimentos que o Gavazza realiza diariamente são atendimentos que deveriam ser tratados na atenção primária”, destaca a vereadora.

Suellenn relatou que pacientes estão sendo encaminhados do Serviço de Atendimento Médico Municipal de Urgência (Sammdu) para o Hospital Arnaldo Gavazza por problemas de atendimento. “Hoje recebi várias ligações de denúncias do Sammdu, meio-dia mandou todos pacientes embora, porque já tinha atendido 40 pacientes”, salienta a vereadora.

Sobrecarga

A vereadora enfatizou que inúmeros pacientes deveriam ser atendidos de forma correta nos Postos de Saúde da Família (PSFs), evitando a sobrecarga dos hospitais, que são para urgência e emergência.

“Nós estamos num período muito difícil em relação à dengue, pacientes lá esperando com febre, que seria necessário apenas uma medicação, uma analgesia. Não, mas vão para o Hospital Arnaldo Gavazza, por quê? Porque os PSFs têm limitação de atendimento, tem PSFs que não têm médicos, tem Sammdu que limita 40 atendimentos diariamente”.

Descaso

Ela avaliou que falta humanidade e que há descaso do Executivo em relação aos serviços de saúde. “O descaso e a falta de humanidade não são dos profissionais, não são das instituições. É o descaso da Prefeitura em relação ao fornecimento da saúde básica para a população. Essa é a nossa realidade”, afirma.

Investigação

Suellenn propôs que a Câmara analise o motivo da falta de apoio à atenção primária em Ponte Nova. “Nós temos que verificar o que está acontecendo no PSF, no Sammdu e não no Hospital Arnaldo Gavazza e ou no Hospital Nossa Senhora das Dores. Nós temos que ter consciência disso e peço que essa Casa, juntamente comigo e os pares, investigue o que está acontecendo na atenção primária do nosso município”.

O vídeo da participação da vereadora Suellenn Fisioterapeuta na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.