Vereadora critica sobrecarga de atendimentos em UBS e pede intervenções

por Divisão de Comunicação* — publicado 24/10/2023 18h20, última modificação 24/10/2023 18h32
Marilda (PSB) criticou a sobrecarga na saúde do Município, sobretudo da Unidade Básica de Saúde do bairro Santo Antônio; pediu a poda de uma árvore na praça próximo ao Asilo Municipal, e a instalação de uma rampa de acessibilidade no prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação (Semash)
Vereadora critica sobrecarga de atendimentos em UBS e pede intervenções

Vereadora Marilda (PSB) durante o uso da Palavra Livre da Reunião Plenária dessa segunda-feira (23)

A sobrecarga nos atendimentos em Unidades Básicas de Saúde (UBS) foi criticada pela vereadora Marilda. Ela abordou o assunto durante a Palavra Livre da Reunião Plenária dessa segunda-feira (23), após reclamações de moradores do bairro Santo Antônio.

“Eles estavam tendo a queixa de que não estavam conseguindo ter acesso à consulta no PSF. Aí eu procurei a coordenadora e ela falou que não estava acontecendo, que todo mundo que chegava no PSF, eles tinham acesso à consulta, que o médico lá era todo dia, de segunda a sexta, e que essa alegação era falsa”, explica a vereadora.

Marilda disse que a UBS do Santo Antônio atende inúmeros bairros e, por isso, encontra-se sobrecarregada. “Hoje, o PSF se for juntar o bairro Fortaleza, o Santo Antônio [...], hoje deve estar mais ou menos na faixa de 9 mil pessoas. Então se você for seguir a narrativa do SUS, já estaria na quarta Unidade Básica de Saúde”.

A parlamentar ainda repudiou o atraso no cumprimento da promessa da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em inaugurar uma nova UBS no Município. “A secretária esteve aqui em abril e falou que em quatro meses nós teríamos o PS novo, no bairro Fortaleza, e já vai para seis meses e até agora não efetivou nada”.

Uma tabela de atendimentos na UBS do Santo Antônio foi apresentado por Marilda, para exemplificar o problema. “Se você somar as consultas mensais, você não atinge 10% da população do Santo Antônio. Eu fico até feliz se realmente fosse, porque o pessoal não está doente, mas a gente sabe que é totalmente o contrário”.

A vereadora solicitou que a Semsa reorganize os atendimentos das UBS. “Porque Nova Copacabana sair daquela lonjura para vir consultar aqui em cima no Primeiro de Maio, eu acho muito distante, e, além disso, tem um agravante também, quem não tem transporte público”.

Poda de árvores

Marilda pediu que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) tome providências quanto a uma árvore próximo ao Asilo Municipal. “Ela está totalmente cheia de ervas daninhas. Essa parte [...] caiu um pedaço hoje. [...] Então está muito perigoso. [...] Se ela não pudesse fazer a poda, que ela autorizasse, que a gente mesmo poderia estar fazendo”.

Obras

A vereadora requereu que a Secretaria Municipal de Obras (Semob) coloque uma rampa de acessibilidade no acesso ao prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação (Semash). “Às vezes vai algum cadeirante, a dificuldade de passar ela é muita”.

Recapeamento asfáltico

Marilda informou que o contrato para o recapeamento asfáltico em três ruas do bairro Triângulo foi assinado. “Foi assinado sexta-feira o contrato para colocar massa asfáltica em três ruas que ainda é pedra fincada: a rua Maranhão, a rua Piauí e a travessa João Alves de Oliveira”.

O vídeo da participação da vereadora Marilda está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.