Vereadora aponta descaso e despreparo de equipe do Samu que negou atendimento

por Mateus Pires publicado 14/11/2023 18h15, última modificação 14/11/2023 18h19
Suellenn Fisioterapeuta (PV) se disse indignada ao relatar a recusa do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em transferir um paciente em estado grave para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte
Vereadora aponta descaso e despreparo de equipe do Samu que negou atendimento

Vereadora Suellenn Fisioterapeuta (PV) durante o uso da Palavra Livre dessa segunda (13)

Visivelmente indignada, a vereadora Suellenn Fisioterapeuta fez o uso da Palavra Livre da Reunião Plenária dessa segunda-feira (13) para denunciar o que chamou de “descaso e despreparo” de uma equipe do Samu. A parlamentar relatou que os profissionais do serviço se utilizaram de justificativas “incabíveis e surreais” para negar a transferência de um paciente do Hospital Arnaldo Gavazza para o João XXIII, em Belo Horizonte.

“Estamos falando de um paciente grave, grande queimado, 85% do corpo queimado. [...] E a gente precisava de transferir esse paciente para um setor de referência em relação aos pacientes queimados, que seria o Hospital João XXIII. Vocês têm noção do quanto que é difícil uma vaga dessas? [...] Pois nós conseguimos”, explicou.

O problema com o Samu, segundo Suellenn, surgiu a partir do momento que o Hospital Arnaldo Gavazza solicitou a transferência do paciente. “Quero deixar bem claro que eu não estou generalizando todos os profissionais do Samu. [...] Mas, infelizmente, temos as exceções. O mesmo plantão do Samu neste dia negou, recusou o transporte de frente para o paciente, dentro do CTI, por duas vezes com justificativas incabíveis, surreais”, contou.

Suellenn disse que, por meio de Ofício e Requerimento, vai buscar a apuração do fato. “Já estou enviando o Ofício nesta Casa e vou fazer um Requerimento querendo mais explicações sobre isso. É inaceitável que a equipe responsável pelo transporte de vidas seja despreparada para lidar com casos graves”, frisou.

A vereadora detalhou que o paciente em questão ficou na fila para a transferência durante 14 dias, período em que a equipe do Gavazza tentou insistentemente viabilizar uma vaga no Hospital João XXIII. Ainda segundo Suellenn, diante da indisponibilidade do Samu, a transferência foi viabilizada por meio do Corpo de Bombeiros e do Batalhão de Operações Aéreas (BOA).

Ela finalizou a participação na Palavra Livre ao fazer uma reflexão sobre o ocorrido. “Se fosse um irmão do prefeito, se fosse alguma autoridade, se esse paciente tivesse pedidos de pessoas influentes, vocês acham realmente que esse paciente teria demorado 14 dias para ser transferido? [...] Não podemos tolerar, e eu não vou tolerar, seja quem for o responsável. Sistema de saúde e as políticas públicas devem ser iguais para todos”.

O vídeo da participação da vereadora Suellenn Fisioterapeuta na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.