Vereadora Aninha de Fizica sugere a terceirização da gestão do Parque Passa Cinco

por Imprensa — publicado 08/02/2018 13h05, última modificação 26/08/2020 13h55
E reitera a necessidade de esclarecimentos do secretário de Meio Ambiente com relação a diversos assuntos

Na Palavra Livre da reunião plenária de 5 de fevereiro, a vereadora Aninha de Fizica (PSB) apresentou sugestão ao Executivo para que estude a possibilidade de terceirizar a gestão do Parque Natural Municipal Tancredo Neves (Passa Cinco), tendo em vista ser uma área de lazer do município e de cultivo de plantas. “Muitas vezes as medidas que a justiça toma em relação ao meio ambiente é com a plantação de novas mudas”, explicou a vereadora chamando atenção também para o cuidado com a água existente na área do parque, necessária para o município.

Aninha acredita que, a terceirização com o apoio da Prefeitura vai permitir a visitação de escolas e consequentemente, a realização de trabalhos com os alunos sobre o meio ambiente, além de outros eventos e melhorias para o entorno do local, garantindo mais segurança e sua revitalização.
A vereadora também reiterou a necessidade de o secretário municipal de Meio Ambiente, Bruno do Carmo, comparecer à Câmara a fim de esclarecer sobre a mudança das pessoas que antes varriam as ruas e que hoje, por serem dos serviços gerais, vão para a capina e destacou que é preciso achar uma solução para ajudar as pessoas mais idosas que não têm mais condições de capinar as ruas e espera que o secretário traga esta sugestão.
Aninha ainda salientou que a fiscalização tem sido feita por todos os vereadores, assim como diversas cobranças ao Executivo. “A gente cobra, mas nem sempre as pessoas visualizam ou querem saber se foi feita a indicação”, explicou a vereadora. Em relação ao lixo nos locais em que são recolhidos três vezes, Aninha citou que as praças têm ficado sujas, apesar dos diversos pedidos para limpeza e capina, porém, a Secretaria de Meio Ambiente tem um cronograma a ser seguido e a população precisa ter acesso. Desse modo, ela reforça que o comparecimento do secretário à Câmara é importante para esclarecer os motivos da falta de varrição nas praças e o porquê de o lixo ficar mais tempo nas ruas, entre outras situações.
Quanto à iluminação pública, Aninha reforçou a necessidade de melhorias tanto na área urbana quanto rural e comentou sobre a troca de iluminação no bairro Pacheco a pedido seu e que só aconteceu após o registro de um roubo. Por isso, reforçou as indicações para iluminação pública na comunidade do Massangano e melhorias para a Central, Pachequinho e outros locais.
Aninha também comentou resposta do Executivo a sua indicação sobre a instalação de abrigo no ponto de ônibus na Avenida Artur Bernardes, próximo à Creche Trenzinho Encantado. O Executivo informou que irá fazer um levantamento global das necessidades de colocação de abrigo de passageiros em todo o município para posteriormente efetivarem a ação.
Quanto ao pedido para que a Farmácia Popular funcionasse nas UBSs do Vau Açu e do Pacheco que seguiu para o Executivo juntamente com um abaixo-assinado dos moradores, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que o pedido será atendido.
Outra demanda da vereadora Aninha cuja resposta foi satisfatória foi com relação à transferência do almoxarifado da Prefeitura que, atualmente, está localizado para a Avenida João Evangelista de Almeida, no Pacheco para próximo a creche. Tal demanda já está inserida no planejamento da Secretaria Municipal de Educação (Semed).