Vereadora Aninha de Fizica cobra notificação aos proprietários de lotes vagos

por Imprensa — publicado 23/05/2019 14h15, última modificação 28/09/2020 13h53
Mato e entulho têm gerado transtornos e reclamações de moradores próximos às áreas

Na reunião plenária de 20 de maio, a vereadora Aninha de Fizica (PSB) reforçou sua indicação ao Executivo, sobre a necessidade de notificação aos proprietários de lotes vagos no Município para que efetuem serviços de capina e de limpeza nos mesmos.

Por meio de fotos, a vereadora comentou a situação entre as ruas Guanabara e Roberto Parentoni, no bairro Pacheco, onde o mato alto traz riscos aos moradores com o surgimento de animais peçonhentos e a proliferação do mosquito da dengue.
Aninha de Fizica ressaltou alteração no Código Municipal de Posturas, de sua iniciativa e do vereador Zé Osório (AVANTE), dispondo sobre a lavratura de autos de infração e medidas de prevenção de incêndio e combate a queimadas. Ela explicou que o objetivo é fortalecer as exigências normativas municipais quanto à obrigação dos proprietários em preservar os lotes limpos e criar mecanismos para agilizar as providências tomadas pelo Poder Público diante de irregularidades.
A proposta surgiu de demanda encaminhada à Mesa Diretora pelo Pelotão do Corpo de Bombeiros de Ponte Nova, alarmado com o crescente número de incêndios ocorridos na região favorecidos pela quantidade de lotes sem manutenção. “Quem é dono de lote e que não faz uso nem para capinar é porque não precisa desse lote, então que seja tomada a providência mais rápida”, enfatizou a vereadora.
Receita Federal
O fechamento do Posto de Atendimento da Receita Federal foi também abordado. “Não faltou compromisso do Município para com os órgãos estaduais para que o posto permanecesse em Ponte Nova”, destacou a vereadora Aninha de Fizica, apontando que o Município ofereceu toda a estrutura, com cessão de espaço na sede da Prefeitura (água, luz, internet, material de expediente) e de funcionário para auxiliar nas atividades.
No mês de abril, foi encaminhado ofício, em nome da Casa, ao Delegado da Receita Federal, Leonardo Couto Sobral, responsável pela Delegacia Regional de Juiz de Fora, com pedido de informações sobre o fechamento do Posto de Atendimento de Ponte Nova como parte das medidas de reestruturação do órgão na região.
Na ocasião, a vereadora destacou a importância da manutenção da unidade para atendimento à população do Município e de outros 18 da microrregião da Zona da Mata, principalmente, às pessoas mais simples, moradoras das áreas rurais e periféricas que não têm acesso à internet ou dificuldades em efetuar o autoatendimento.
Esporte
Com o vereador André Pessata (PSC), Aninha de Fizica apresentou indicação à Prefeitura, encaminhando também abaixo-assinado de moradores Santo Antônio e do Fortaleza, solicitando apoio para viabilizar a construção de um campo de futebol.
O objetivo é promover o desenvolvimento de atividades com crianças, jovens, adultos e idosos, moradores dos bairros citados que, atualmente, não dispõem de espaço para práticas esportivas e de lazer. Os moradores sugerem, se possível, negociar a desapropriação ou cessão de uso de área pertencente ao Sindicato Rural de Ponte Nova, localizada ao lado do Centro de Eventos Babilônia.
Saúde
Outro assunto comentado pela vereadora Aninha de Fizica, foi o Projeto de Lei (PL), apresentado pelo deputado Thiago Cota (MDB), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A proposta sob o nº 272/2019, classifica a visão monocular como deficiência visual no âmbito estadual.
Embora a visão monocular tenha em sua definição a palavra “deficiência”, o Decreto nº 3.298/2012, não a enquadra como uma deficiência; portanto, não prevê que as pessoas com visão monocular tenham os mesmos benefícios que outros deficientes possuem.
Cultura e arte
A vereadora Aninha de Fizica também enviou moção de congratulações ao artista Antônio Inácio, o Boneca, por sua participação no 12º Salão Nacional do Artesanato, em Brasília, onde expôs suas obras e recebeu homenagem do Ministério da Economia, pelas mãos do pontenovense e subsecretário de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato, José Ricardo Martins da Veiga.
Também o convidou Boneca para expor seus trabalhos no Espaço Multiuso José Silva da Câmara de Ponte Nova.