Vereador sugere medidas para aumentar coleta de recicláveis em Ponte Nova

por Divisão de Comunicação* — publicado 10/08/2022 17h18, última modificação 10/08/2022 17h18
Zé Roberto Júnior (REDE) propôs a criação de um programa que envolva a Câmara, a Prefeitura e as escolas
Vereador sugere medidas para aumentar coleta de recicláveis em Ponte Nova

Zé Roberto Júnior (REDE) durante o uso da Palavra Livre do dia 08/08/2022 em que mostrou imagens da COORPNOVA

Para aumentar a coleta de recicláveis no município e a conscientização da população quanto à necessidade de separação dos resíduos, o vereador Zé Roberto Júnior (REDE) apresentou sugestões, durante a Reunião Plenária dessa segunda-feira (8). Ele propôs a criação de um projeto entre escolas e entidades responsáveis pelo meio ambiente.

“A gente poderia talvez aí fazer essa parceria. Às vezes alguma gincana, alguma gincana, algum projeto desenvolvendo entre a Secretaria ai de Meio Ambiente, cooperativa, Câmara, Prefeitura e as escolas, para podermos, talvez, aumentarmos ainda mais nessa coleta de resíduos”, explica o vereador.

O vereador disse que em uma visita a Cooperativa dos Recicladores de Ponte Nova (COORPNOVA), foi informado que os cooperados estão aprendendo a separar o lixo eletrônico. “Com o apoio do Sérgio, da Bit Eletrônica, por exemplo, que está lá todas sextas-feiras, ajudando e ensinando os cooperados a fazer a separação do material eletrônico. Agradeço ele aqui”.

Ele enfatizou a importância da separação correta em relação aos eletrônicos, já que às vezes esses materiais poderiam ser reutilizados. “Porque muitas vezes chegava, por exemplo, um monitor de computador. Ao invés deles testarem o monitor, eles já iam logo desmontando. E muitas peças chegam lá em perfeito estado de funcionamento. Então, o valor agregado que você pode vender, por exemplo, um monitor a 50 reais, é muito mais do que ele pode gerar em material”, reforça o vereador.

Cadeira de rodas

Duas cadeiras de rodas que foram descartadas e estavam no galpão da COORPNOVA serão recuperadas, segundo o vereador. Ele relatou que viabilizou o resgate e a reforma das estruturas por meio da organização Rotary. “A cooperativa nos doou para passar para o Rotary. [...] Elas estão apenas com os estofados em péssimo estado, que está ruim. Já deixamos já para arrumar esse estofado [...] para podermos fazer o empréstimo dessas cadeiras através do Rotary”, ressalta o parlamentar.

Ponto de Entrega Voluntária

O vereador também abordou o motivo da retirada dos Pontos de Entregas Voluntárias (PEVs). De acordo com ele, os locais deixaram de ser utilizados pois a população estava utilizando de forma indevida.  “As pessoas estavam colocando lixo dentro dos PEVs, não colocando material reciclável. Estava dando mais mau cheiro, acúmulo de lixo”.

A alternativa criada pelos recicladores foi o hábito de publicar nas redes sociais quando irão recolher os materiais. “Os recicladores mudaram a estratégia. E agora estão comunicando, toda semana no seu Instagram, no seu Facebook, os dias da coleta seletiva e passando com o caminhão para recolher”, informa o parlamentar.

Objetos inservíveis

A doação de bens móveis inservíveis pela Administração Pública Municipal foi possibilitada pela Lei Municipal nº 4.462/2021. Entretanto, segundo Zé Roberto, os materiais não estão sendo encaminhados à cooperativa. “Aprovamos aqui a Lei ano passado, que os inservíveis poderiam ser direcionados para a cooperativa, e até hoje não chegou nenhum material lá”, relatou. Ele disse que vai buscar informações sobre o assunto junto à Prefeitura.

O vídeo da participação do vereador Zé Roberto Jr. (REDE) está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

*Texto redigido pela estagiária Melissa Castro sob a supervisão da Divisão de Comunicação