Vereador sugere convocação do prefeito e informa sobre obras

por Divisão de Comunicação* — publicado 08/11/2023 18h30, última modificação 08/11/2023 18h28
Zé Roberto Júnior (Rede) propôs a convocação para que o próprio chefe do Executivo responda a questionamentos dos vereadores, já que, segundo ele, há dificuldades de se obter informações por meio de Ofícios e Requerimentos
Vereador sugere convocação do prefeito e informa sobre obras

Vereador Zé Roberto Júnior (Rede) durante o uso da Palavra Livre do dia 06/11/2023

O vereador Zé Roberto Júnior utilizou a Palavra Livre na Reunião Plenária dessa segunda-feira (6) para sugerir que a Câmara convoque o prefeito, Wagner Mol Guimarães. Segundo o parlamentar, o objetivo é possibilitar que o próprio chefe do Executivo apresente informações sobre a gestão do Município.

“Nós estamos ficando cansados da forma que a Prefeitura vem tratando essa Casa Legislativa. Porém, [...] eu acho que a gente vai ter que tomar atitudes diferentes e uma delas, quem sabe, convocar o prefeito para esta Casa Legislativa, para ele falar da boca dele, de fato, o que que está acontecendo”, reforça o vereador.

Rua Luiz Martins Soares

A resposta da Prefeitura ao Requerimento nº 183/2023, que solicitou informações sobre a obra de adutora executada na rua Luiz Martins Soares, no Centro, foi lida pelo vereador.

“A resposta que chega aqui pra gente foi que não se fez notificação nenhuma de garantia e essa obra, ainda em 2021, esse reparo foi concluído pela empreiteira. [...] Porém, nós estamos falando de um problema de 2023. Eu não estou citando obras de 2021 aqui mais, eu não estou falando dessa primeira intervenção, eu estou falando de agora, que lá está tudo afundado”.

Zé Roberto disse que a resposta ao Requerimento dá a entender que a obra está em período de garantia, por isso as cobranças são plausíveis. “A gente tem entendimento, por conta de resposta de Requerimentos deles, que a obra está em garantia. E aí, ou se fazem de desentendidos, ou simplesmente não levam esta Casa a sério, e como que fica? Como que fica isso? Dinheiro público jogado no ralo”.

O parlamentar avaliou o governo municipal como sem gestão. “O governo do Wagner não tem gestão e não quer ter gestão. O fato da secretária do Meio Ambiente simplesmente não responder e achar que está no direito, isso é normal. [...] O fato de nenhuma obra ser concluída, a gente está tendo o entendimento que isso é normal”.

Controle de sons e ruídos

Zé Roberto sugeriu que a Câmara encaminhe ao Ministério Público o veto da Prefeitura ao Projeto de Lei (PL) nº 4.018/2023, que dispõe sobre o controle de sons e ruídos.

“Passou da hora da gente fazer algo diferente. [...] Eu acho que o Ministério Público deveria receber essa informação que foi chegada para a gente. [...] Olha só como que uma notificação do Ministério Público que obriga a Prefeitura a fazer uma Lei para resolver um problema é tratada por essa Prefeitura”.

Comissão Especial de Obras Públicas

O parlamentar agradeceu à vereadora Aninha de Fizica (PSB) a manifestação em relação ao relatório da Comissão Especial de Obras Públicas (CEOP). Todavia fez considerações quanto ao posicionamento.

“Deveria ter sido feito planejamento e estudo para saber quanto que é um salário médio de um engenheiro. [...] Só para entendimento, um salário de R$ 1.666,67 para um engenheiro civil, onde que saiu recentemente falando que engenharia civil é uma das profissões que se pagam melhor no Brasil, salário médio de mais de R$ 7 mil. Então você vê como que a Prefeitura faz um cargo para inglês ver”.

O vídeo da participação do vereador Zé Roberto Júnior na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

*Texto redigido pela estagiária Melissa Castro sob a supervisão da Divisão de Comunicação