Vereador solicita à Semam informações sobre áreas de reflorestamento em Ponte Nova

por Rachel Monteiro publicado 08/05/2024 17h45, última modificação 08/05/2024 17h46
Wagner Gomides (PV) ainda sugeriu que a Prefeitura crie um canal de comunicação para que a população possa denunciar quem pratica queimadas no Município

Vereador Wagner Gomides (PV) durante a Palavra Livre da Reunião Plenária do dia 06/05/2023

O vereador Wagner Gomides usou a Palavra Livre da Reunião Plenária dessa segunda-feira (6) para solicitar que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) repasse dados referentes às áreas passíveis de reflorestamento existentes em Ponte Nova. Ele disse que no ano passado já havia feito um Requerimento, juntamente com os vereadores Zé Roberto Júnior e Suellenn Fisioterapeuta, para que a Prefeitura respondesse as solicitações.

“A resposta que veio num terço de uma lauda não respondeu sequer as perguntas que a gente fez no Requerimento. [...] Fica aqui o meu apelo à Aline, que é a nossa secretária hoje de Meio Ambiente, [...] que informe para a gente quais são as áreas [...] porque a gente tem um monte de gente querendo [...] fazer esse reflorestamento de forma voluntária”.

O vereador falou da importância da educação ambiental e observou que, em 2022, a Casa Legislativa aprovou uma lei de sua autoria que dispõe sobre conscientização, prevenção e combate a queimadas. Ele ainda enfatizou a necessidade de haver um canal de comunicação para que a população possa denunciar quem pratica as queimadas.

“Talvez criar um WhatsApp para ficar registrado, um site que seja de fato acessível à população, um telefone; algum mecanismo que a população possa denunciar se A ou B está colocando fogo. Que seja no terreiro de casa, ele precisa ser denunciado e precisa ser punido. [...] Na semana passada a gente teve aí pelo menos dois grandes focos de incêndio [...] que deu muito trabalho e a fumaça tomou conta de toda a Cidade”.

Mudanças Climáticas

Wagner ressaltou a necessidade de haver um maior cuidado com o Meio Ambiente e citou o exemplo da catástrofe ambiental em curso no Estado do Rio Grande do Sul.

“A gente precisa se conscientizar porque isso também faz mal para o Meio Ambiente. Isso também causa tragédias como a do Rio Grande do Sul. [...] Ponte Nova não está ilesa disso, haja vista aí o risco que a gente todo ano corre por conta das iminentes enchentes que a gente tem no nosso Rio Piranga”.

O vídeo da participação do vereador Wagner Gomides na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.