Vereador Sérgio Ferrugem sugere capina química na área urbana

por Imprensa — publicado 11/05/2018 14h05, última modificação 09/09/2020 13h27
Município enfrenta dificuldade de realizar a capina física nas ruas, passeios e avenidas

O vereador Sérgio Ferrugem (PRB) destacou, em seu pronunciamento na Palavra Livre de 7 de maio, a necessidade de capina em vários locais da cidade. Salientou que este pedido é feito rotineiramente à Prefeitura e que, mesmo com a atuação da frente de trabalho, não tem sido suficiente, sendo necessário aumentá-las para conseguir levar as melhorias a todos os bairros.

Ferrugem citou, como alternativa, a capina química. “Sei que existe legislação restringindo a capina química, mas será que não dá para mudar isso? Sei que a questão é polêmica mas precisamos de uma solução. Acredito que os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente deviam apresentar propostas que resolvam o problema”.
O vereador ressaltou que existem normas da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com esclarecimentos sobre capina química em ambiente urbano e chamou a atenção para as queimadas que se iniciam com o período seco. “Não sei o que é pior: se é o mato alto abrigando animais peçonhentos e trazendo insegurança para a população ou se é a fumaça das queimadas, que acontecem todos os anos, poluindo nosso ar e trazendo problemas para nossa saúde”, questionou Ferrugem, reiterando análise para a utilização da capina química de forma correta.
**Em 16 de janeiro deste ano, foi sancionada pelo governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, a Lei nº 17.487/2018 que permite a capina química em áreas rurais e imóveis particulares devidamente protegidos do acesso público e no perímetro urbano do âmbito do estado. A Lei aprovada da nova redação à Lei nº 14.734/2009 que proibia a aplicação de herbicidas e com essa nova redação tende a facilitar a limpeza em vias públicas, como ruas, passeios e avenidas. O procedimento é proibido nas margens de arroios, rios, lagos ou qualquer outra fonte de água.
Outro ponto de sua fala foi sobre o início da instalação dos alambrados no Campinho da Mina, no bairro de Fátima. A demanda era antiga e sempre foi reiterada pelo vereador em plenário levando-se em conta ser uma área de lazer muito utilizada pela comunidade. “Agradeço muito ao prefeito Wagner Mol (PSB) por estar se empenhando junto ao nosso mandato para concretizar melhorias em nosso bairro. Tenho certeza que outras virão”, disse confiante o vereador Ferrugem.