Vereador se retrata com moradores do Cedro e aponta problemas de zonas rurais

por Divisão de Comunicação* — publicado 26/10/2023 17h40, última modificação 26/10/2023 17h37
André Pessata (Podemos) se retratou quanto a uma fala sobre a festa do Dia das Crianças na comunidade Cedro; pediu a retirada de contêineres e sugeriu solução para o recolhimento de lixo em zonas rurais; solicitou providências quanto ao abastecimento de água no bairro Malvinas, a uma casa abandonada no bairro Triângulo Velho e à avenida Mário Martins de Freitas, Guarapiranga
Vereador se retrata com moradores do Cedro e aponta problemas de zonas rurais

André Pessata (Podemos) durante o uso da Palavra Livre na Reunião Plenária dessa segunda-feira (23)

O vereador André Pessata se retratou quanto a uma fala sobre as comemorações do Dia das Crianças na comunidade rural Cedro. Ele se desculpou na Palavra Livre da Reunião Plenária dessa segunda-feira (23).

“Eu fui mal interpretado. [...] Parece que ficaram algumas dúvidas no ar. Se alguém levou a mal a minha apresentação, nós publicamos em nossas redes sociais mostrando o trabalho rural que vem sendo feito, através das comunidades rurais, da liderança comunitária. Dizer que o evento foi organizado pela associação comunitária do local”.

Pessata disse que foi às comunidades rurais como convidado. “Convidaram-me para estar indo lá. Assim como da última vez, nós demos um bolo de presente para a comunidade, onde foi feita a festa. Desta vez, nós combinamos, nós doamos 100 sacolinhas. [...] Quero realmente me desculpar com a associação do Cedro”.

Lixo urbano

Após a solicitação de moradores, André pleiteou a retirada de contêineres de comunidades rurais. Segundo ele, os cidadãos optaram pela remoção deles, tendo em vista que o recolhimento dos resíduos ocorre apenas uma vez ao mês.
“O caminhão só passa nas comunidades rurais uma vez por mês. Então as comunidades estão preferindo ficar sem o contêiner”.

Pessata disse que, por meio da Emenda Impositiva 2023, doou 2 a 3 contêineres para cada comunidade rural. Todavia, os moradores informaram que preferem ficar sem os contêineres. Eles disseram ao parlamentar que continuam praticando a queima dos resíduos devido ao fato de o caminhão de coleta passar pelas comunidades recolhendo o lixo apenas uma vez por mês.

“Falaram para mim o seguinte: nós continuamos queimando o lixo. Se vier Polícia Ambiental vai pegar é todo mundo. Porque não tem como nós colocarmos o lixo no contêiner e o caminhão da Prefeitura passar uma vez por mês, o contêiner está dando mau cheiro na comunidade. No bairro, as pessoas que têm o contêiner perto da casa, não querem”.

Sabendo dessas problemáticas quanto ao descarte do lixo em áreas rurais, André Pessata solicitou que a Prefeitura tome providências quanto à frequência do recolhimento.

“Nós fizemos aí a Indicação sugerindo que talvez de 15 em 15 dias, uma vez por semana, pelo menos as comunidades maiores. Nós grifamos algumas delas: a Usina Santa Helena, que já é uma comunidade com muita casa; o Bom Será; o Cedro; a Lajes do Piranga e outras maiores”.

Falta de água

O vereador solicitou que o Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento (Dmaes) realize intervenções na rua Monte Rei, localizada no bairro Malvinas, quanto a falta de água.

“É um problema antigo que nós conseguimos resolver tirando água lá da Chácara das Flores e descendo lá para o bairro Malvinas. Mas voltou a faltar água”.

Casa abandonada

Pessata requereu que a Prefeitura tome providências quanto a uma casa abandonada com risco de queda, na rua Francisco Godoy Alvarenga, bairro Triângulo Velho.

“Eu estive lá conferindo com o morador. Essa casa, ela está realmente caindo e ela está tendendo a cair em cima da casa desse moço”.

Guarapiranga

Melhorias em um trecho da avenida Mário Martins de Freitas, Guarapiranga, foram pleiteadas por Pessata. “Aquele trecho ali ficou muito longe, o último quebra-molas lá em cima [...] e o primeiro aqui em baixo e ali sempre está tendo acidentes”.

O vídeo da participação do vereador André Pessata na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.