Vereador requer estudos técnicos sobre mudanças na coleta de lixo

por Mateus Pires publicado 09/12/2025 18h00, última modificação 09/12/2025 18h00
Emerson Carvalho (PP) busca esclarecer fundamentos e garantir planejamento adequado para alterações na coleta de lixo no município

O vereador Emerson Carvalho (PP) teve aprovado por unanimidade, na reunião plenária de 1º de dezembro, o requerimento nº 202/2025. O documento solicita à Prefeitura uma série de informações e estudos técnicos relacionados às modificações propostas para o sistema de coleta de lixo no município.

O requerimento questiona quais estudos fundamentam a mudança anunciada pelo Executivo, incluindo a apresentação de diagnósticos completos, responsáveis técnicos, possíveis contratações de estudos externos, documentos referentes à compra de novos caminhões de coleta, além de relatórios sobre ampliação da frota, reposição de contêineres e implantação de novos pontos de coleta. O parlamentar também solicita a apresentação das metas, indicadores e projeções que justificam o novo modelo de coleta.

Segundo o vereador, qualquer alteração nesse serviço essencial deve ser precedida de planejamento adequado, baseado em dados técnicos e critérios claros. A ausência desses elementos pode resultar em ineficiência e desperdício de recursos públicos, de acordo com ele.

Durante a discussão do requerimento, Emerson reforçou a necessidade de transparência e responsabilidade na gestão dos serviços: “Ponte Nova não pode mais pagar por achismo. O prefeito falou que acha que será melhor a coleta todos os dias na cidade, mas qual é o embasamento disso? Onde ele buscou informações de que essa é realmente a melhor alternativa? Existem estudos técnicos? Foi contratada alguma empresa para isso?”, questionou.

O vereador também cobrou esclarecimentos sobre a compra dos novos caminhões e a execução das mudanças anunciadas: “Por que que os caminhões ainda não estão rodando? O que está faltando para colocar em prática a coleta diária? Por que tanto lixo na rua?”.

Requerimento

O requerimento é um documento previsto no Regimento Interno da Câmara que dá aos vereadores a prerrogativa de, após aprovação do plenário, solicitar formalmente da Prefeitura informações de interesse público. A Lei Orgânica Municipal estabelece que a Prefeitura deve prestar as informações em até 15 dias, e considera como infração político-administrativa a recusa, o não atendimento no prazo previsto ou a prestação de informação falsa.

Vídeo

O vídeo da reunião plenária de 1º de dezembro de 2025 está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

registrado em: ,