Vereador repudia despreparo do Dmaes com relação a obras no Município

por Rachel Monteiro publicado 29/11/2023 18h27, última modificação 29/11/2023 18h27
Guto Malta (PT) agradeceu por emendas parlamentares destinadas ao Município e repudiou acusações feitas pelo Executivo contra a Câmara
Vereador repudia despreparo do Dmaes com relação a obras no Município

Vereador Guto Malta (PT) durante a Palavra Livre dessa terça (28)

Durante a Palavra Livre da Reunião Plenária dessa terça-feira (28), o vereador Guto Malta repudiou o despreparo do Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento (Dmaes) ao realizar obras no Município.

“A Síndrome do faz e refaz continua, né? A obra que vocês pediram lá perto do [campo] Real, [...] será que a culpa é da oposição? [....] Você quer fazer buraco, você chama o Dmaes. É buraco para todo lado. É um tal de fazer buraco, largar e ir embora. Fora as obras mal feitas”.

Guto lembrou da obra na rua João Vidal de Carvalho, no Guarapiranga. “Continua até hoje com o pneuzinho de bicicleta. Ridículo o piso, a mesma empreiteira. E lá vai ser sede da Justiça Federal. [...] Tá indo lá para João Vidal de Carvalho, na esquina, com um piso daquele”, constatou.

Falta de Água

Guto se mostrou solidário com as famílias dos bairros Paraíso, Anna Florência, Estrela da Mata e de outros bairros que ficam sem água. “Um dia sem água já basta para trazer um transtorno, principalmente nesse calor insuportável. Está aí mais um para a Comissão Especial de Obras. [...] Mais uma obra que fez, refez, refaz. O dinheiro não é deles né, é público. Para que ter esse critério de correção?”

Emendas Parlamentares

O vereador agradeceu ao deputado federal Padre João (PT) e ao deputado estadual Leleco Pimentel (PT) por destinarem emendas para o Município. Ele ressaltou que as emendas já foram publicadas em Portaria do Ministério da Saúde (MS) e liberadas desde o dia 23/11.

“Só em Ponte Nova foram R$ 5.667.795,08. Para o Hospital Arnaldo Gavazza, R$ 3.138.816,72. Para a Urgência/UTI R$ 2.677.566,72, mais R$ 461.250,00. Para o Hospital Nossa Senhora das Dores, R$ 2.222.558,36. E a UTI Adulto, R$ 738.783,36 mais R$ 1.483.775,00. Para o Instituto de Nefrologia deste hospital, R$ 306.420,00 para a compra de 30 poltronas para hemodiálise”.

Acusações do prefeito

Guto enfatizou que o prefeito tem feito graves acusações contra a Câmara, além de ataques pessoais para questionar a ética dos vereadores.

“As acusações do Executivo contra esta Casa são graves. E quando ele acusa um outro vereador, ele não está atingindo a nós não, ele está atingindo a Instituição Poder Legislativo. [...] Não testa o limite das instituições, senhor prefeito. [...] Não brinque com a Democracia, respeite a Instituição Câmara. As acusações de Vossa Excelência são graves, precisam ser provadas. Porque se não forem provadas configuram no mínimo injúria, calúnia e difamação”.

O vídeo da participação da vereador Guto Malta na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.