Vereador relata má conservação de academias ao ar livre e sugere parcerias

por Mateus Pires publicado 12/04/2024 16h05, última modificação 12/04/2024 16h13
Segundo Zé Roberto Júnior (Rede), esses espaços estão inutilizados em vários bairros e uma solução seria desenvolver parcerias com empresas ou associações comunitárias
Vereador relata má conservação de academias ao ar livre e sugere parcerias

Vereador Zé Roberto Júnior (Rede) durante a Palavra Livre do dia 08/04/2024

A falta de conservação das academias ao ar livre no Município foi criticada pelo vereador Zé Roberto Júnior. Durante a Palavra Livre da Reunião Plenária dessa segunda-feira (8). “Muitas vezes, aqui, a gente fica pedindo: ah, academia ao livre para o bairro tal que não tem lá, para o outro bairro que não tem. Só que talvez seja a parte mais fácil conseguir academia ao ar livre. O difícil é mantê-las em bom estado de conservação”, afirmou.

Como exemplo, o vereador exibiu imagens da estrutura instalada em frente ao campo do Clube Primeiro de Maio. “Essa aqui ainda está em boas condições. [...] Eu não sei a dificuldade que a gente tem ali de fazer o rejunte desses bloquetes com cimento. Porque a gente sabe que em cimento não nasce mato. E aí lá são todas rejuntadas em cima de pó de pedra ou própria terra. E aí fica dessa forma. Quem que vai utilizar isso desse jeito? Ninguém vai”.

Ele também observou que os problemas de conservação se repetem em vários locais, como a da estrutura da comunidade Lagoa Seca. “Ali tem uma que está no meio do mato, literalmente, no meio do mato. Lá não tem condições nenhuma de utilizar e fica parecendo algo abandonado. [...] Quando a gente pega as estruturas em si, todas estão enferrujadas. [...] Ninguém vai usar. E aí fica lá. Em vez de agregar para a comunidade, eu acho que desagrega, fica feio”, avaliou.

Parcerias

Para o vereador, uma solução para essa situação seria o desenvolvimento de parcerias entre o Município e empresas ou associações comunitárias, como ocorre com o Programa Adote Uma Praça. “Talvez equipamentos públicos de um modo geral, tipo as academias, sejam também uma ideia de se fazer”.

Trevos

Zé Roberto observou que a má conservação também se estende aos trevos de acesso à Cidade, como o de acesso à avenida Vereador João Evangelista de Almeida e à rodovia MG-262. “Está com mato de uma altura que está perigoso para a gente fazer a travessia de entrada daqui para a rodovia”.

Ele também cobrou a iluminação dos trevos. “A gente precisa de iluminar os nossos trevos. É muito perigoso. Ali no alto do Resende é perigosíssimo aquele trevo. Perigosíssimo. Está tendo é pouco acidente pela forma que aquele trevo é colocado”, disse.

O vídeo da participação do vereador Zé Roberto Júnior na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.