Vereador rebate secretário de Obras e reforça falta de planejamento do setor

por Divisão de Comunicação* — publicado 04/08/2022 18h10, última modificação 04/08/2022 18h10
O secretário respondeu a um vídeo em que Wagner Gomides (PV) cobra planejamento dos trabalhos. Nessa segunda, o parlamentar reafirmou seu posicionamento e disse que, enquanto servidor público, Luiz Borges deveria responder às solicitações de forma técnica
Vereador rebate secretário de Obras e reforça falta de planejamento do setor

Wagner Gomides (PV) durante o uso da Palavra Livre do dia 01/08/2022

O vereador Wagner Gomides (PV) utilizou a Palavra Livre da Reunião Plenária dessa segunda-feira (1º) para fazer considerações quanto às declarações do secretário municipal de Obras, Luiz Henrique da Silva Borges, na última edição do Jornal Folha de Ponte Nova.

A reportagem ouviu o secretário após o parlamentar publicar em suas redes sociais um vídeo em que cobra planejamento das obras do município. Segundo Wagner, Luiz Borges, deveria responder às solicitações de forma técnica.

“O Secretário, indelicadamente, [...] respondeu ao meu vídeo, em depoimento ao Jornal Folha de Ponte Nova. [...] No mínimo, enquanto servidor público, que ele também é, ele deveria responder de forma técnica, informando porque minhas sugestões não eram tecnicamente viáveis”, esclarece o parlamentar.

Entenda a situação

O parlamentar, ao visitar a obra localizada na rua Santa Maria Mazzarello, que faz divisa com a rua Carlos Marques, gravou um vídeo nas redes sociais sugerindo alternativas para que o secretário de Obras resolvesse o problema. “Já tem mais de dois meses que a população local está sofrendo com a poeira e o impedimento do tráfego, haja vista a importância daquela via para desafogar o trânsito da Francisco Vieira Martins”, explica o vereador.

Wagner ressalta que antes de publicar o vídeo, enviou as sugestões para o secretário. “No vídeo, eu dei sugestões de medidas a serem feitas. Inclusive, fiz tudo isso diretamente a ele, via WhatsApp. Mas ele mais uma vez não me respondeu”, salienta o vereador.

O Jornal Folha de Ponte Nova entrevistou Luiz Borges para que ele apresentasse suas considerações sobre a publicação do vereador. Em alusão ao trecho em que o secretário disse que “planejamento de obras não é planejamento pedagógico!”, Wagner avaliou que a declaração não atinge apenas ele, mas toda a classe de educadores.

“De fato, o planejamento pedagógico está longe de se parecer com as obras aqui da cidade. Diferentemente do planejamento das obras que acontecem aqui em Ponte Nova, o planejamento pedagógico precisa de dedicação, ele precisa de estudo e precisa ser bem feito. Além disso, ele pode e deve ser mudado de acordo com os imprevistos que também acontecem no dia-a-dia da escola”, completa o parlamentar.

Wagner Gomides reafirmou que as obras municipais não têm organização e sequer um planejamento. “Senhor secretário, não preciso ser nenhum técnico de engenharia para perceber que as obras na nossa cidade não têm nenhum planejamento. [...] É só andar um pouco por aí, para ver como que na cidade toda nós temos obras inacabadas”.

Desvio de função

O vereador chamou a atenção para o desvio de função de alguns funcionários e a ocorrência de vagas ociosas na Secretaria Municipal de Obras (SEMOB), situações que foram constatadas pela Comissão Especial de Ouvidoria da Câmara.

“Vários servidores estão em desvio de função, como relatamos, inclusive, no relatório final da Comissão de Ouvidoria que fizemos aqui nessa Casa. Além disso, sei que também faltam profissionais para ocuparem cargos como o de calceteiros, que são 16 vagas e nós só temos cinco. Também mostra falta de planejamento”, salienta o parlamentar.

Vídeos

O parlamentar afirmou que continuará gravando vídeos nas redes sociais, pois fiscalizar é um dos papéis dos vereadores. “Quanto aos meus vídeos, eu fiz e vou continuar fazendo, esse é meu papel. E ninguém vai me fazer parar de fazer. Se quiserem que eu pare, não me deem motivos para falar. [...] Enquanto eu estiver nessa casa, eu vou dar voz a quem paga meu salário, que é toda população pontenovense”, afirmou.

O vídeo da participação do vereador Wagner Gomides (PV) está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.