Vereador questiona critérios usados pela Semed para zoneamento escolar

por Mateus Pires publicado 04/03/2024 17h01, última modificação 04/03/2024 17h01
Wagner Gomides (PV) tem recebido reclamações de pais e responsáveis sobre a matrícula de estudantes em escolas distantes das residências
Vereador questiona critérios usados pela Semed para zoneamento escolar

Wagner Gomides (PV) durante o uso da Palavra Livre do dia 26/02/2024

Durante a Palavra Livre da Reunião Plenária do dia 26 de fevereiro, o vereador Wagner Gomides relatou que muitos pais e responsáveis estão insatisfeitos com a matrícula dos alunos na Rede Municipal de Ensino em escolas distantes das residências. Ele destacou que o zoneamento escolar é estabelecido por lei justamente para garantir o acesso à educação mais perto da casa dos estudantes.

“Moravam na Copacabana, foram direcionados para Palmeiras; moravam no Triângulo, foram direcionados para o Centro; moravam na Esplanada, foram direcionados para Palmeiras. E isso me incomoda muito por quê? O zoneamento escolar é justamente a garantia dada em lei pela LDB nº 9.394/1996 que as crianças serão direcionadas para escola mais próxima de suas residências”, disse.

Wagner ressaltou que o zoneamento escolar eficiente traz uma série de benefícios, como equidade no acesso à educação, distribuição eficiente de recursos, planejamento educacional, fortalecimento da comunidade e redução do deslocamento escolar.

O parlamentar avaliou que falta transparência no processo pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). “O processo não me parece algo muito transparente, mesmo com todas as vagas remanescentes sendo publicadas conforme estão, porque para algumas crianças é facultada a vaga, e para outras não”, observou.

O vereador disse que vai buscar informações para melhor entendimento do zoneamento escolar realizado para o ano de 2024. “É imprescindível que questionemos a Secretaria Municipal de Educação sobre os critérios utilizados na matrícula dos alunos, e por isso, presidente, estou fazendo um Requerimento [...] questionando como se deu o zoneamento escolar da Secretaria Municipal de Educação de Ponte Nova neste ano de 2024”, afirmou.

Combate à dengue

Wagner propôs o retorno da parceria entre o Município e o Complexo Penitenciário de Ponte Nova para atividades de limpeza que ajudem no combate à dengue.

“Para que os detentos pudessem ajudar na capina e na limpeza da Cidade, como forma da gente tentar mitigar aí os problemas que a dengue tem causado. [...] A Prefeitura vê com bons olhos formar, firmar novamente essa parceira”, disse.

O vídeo da participação do vereador Wagner Gomides na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.