Vereador quer saber valores investidos em atenção básica em saúde

por Divisão de Comunicação* — publicado 14/06/2022 18h17, última modificação 14/06/2022 18h17
Dr. Wellerson Mayrink (PSB) quer informação sobre o valor per capita investido pelo Executivo no ano de 2021
Vereador quer saber valores investidos em atenção básica em saúde

UBS do Bairro São Geraldo | Imagem: divulgação/Prefeitura de Ponte Nova

Foi aprovado, na Reunião Plenária dessa segunda-feira (13), o Requerimento nº 150/2022. De autoria do vereador Dr. Wellerson Mayrink (PSB), o texto solicita informação sobre qual o valor per capita investido em atenção básica em saúde no município de Ponte Nova no ano de 2021.

O vereador também pediu que a Prefeitura apresente dados sobre quais ações foram implementadas na atenção básica em saúde em 2022 que não existiam anteriormente.

De acordo com Dr. Wellerson Mayrink, o assunto da atenção primária é preocupante, pois o Serviço de Assistência Médica Municipal de Urgência (SAMMDU), que deveria ser para atender apenas urgência e emergência, está realizando atendimentos de complexidades leve e média.

“Quando se fala em atenção básica, a gente fica meio preocupado. Principalmente agora, pela situação que nós estamos passando, novamente, onde os atendimentos leves e médios estão sendo encaminhados para o SAMMDU, é uma unidade de referência municipal em questão de urgência e emergência”, destacou durante a votação da matéria.

O Requerimento é um documento previsto no Regimento Interno da Câmara, que dá aos vereadores a prerrogativa de, com aprovação do plenário, solicitar formalmente da Prefeitura informações de interesse público. A Lei Orgânica Municipal estabelece que a Prefeitura deve prestar as informações em até 15 dias e considera como infração político-administrativa a recusa, o não atendimento no prazo ou a prestação de informação falsa.