Vereador quer melhoria em travessia de pedestres próxima à ponte da Barrinha

por Divisão de Comunicação* — publicado 17/02/2023 17h48, última modificação 17/02/2023 17h48
Zé Roberto Júnior (Rede) sugeriu que o canteiro central no cruzamento entre as avenidas Custódio Silva e Caetano Marinho seja rebaixado para possibilitar a passagem de pedestres
Vereador quer melhoria em travessia de pedestres próxima à ponte da Barrinha

Zé Roberto Júnior (Rede) durante o uso da Palavra Livre do dia 13/02/2023 e o canteiro central

O vereador Zé Roberto Júnior (Rede) utilizou a Palavra Livre da Reunião Plenária dessa segunda-feira (13) para apontar problemas no trânsito de Ponte Nova, como a falta de pinturas de faixas de pedestres e de adaptação de um canteiro central, além de um ponto de ônibus instalado em local inapropriado.

“O ponto está recuado numa curva, [...] na hora que vê a lotação vai estar muito em cima, não dá tempo, às vezes, dela levantar e acionar o pedido de parada do ônibus. E detalhe que tem uma árvore na frente, então dificulta ainda mais”, explica.

Zé Roberto propôs que o canteiro central entre as avenidas Custódio Silva e Caetano Marinho e a Ponte da Barrinha seja adaptado para possibilitar o trânsito de pedestres. “Poderia resolver de uma forma muito simples, se no local daquele canteiro fizesse igual fez na avenida Francisco Vieira Martins, perto do Lanna Shopping, que a gente tem uma passagem entre os canteiros, para os pedestres, dando para eles mais segurança”, salienta o vereador.

Coorpnova

O vereador agradeceu a participação dos trabalhadores da Cooperativa dos Recicladores de Ponte Nova (Coorpnova) e os parabenizou pelos serviços prestados. “Só para vocês terem noção, há 15 dias estão trabalhando com o caminhão basculante, sendo que o caminhão próprio, todo mundo sabe, é o compactador. E aí o que que acontece? Qualquer problema no caminhão compactador que há na Semam [Secretaria Municipal de Meio Ambiente] quem sofre com isso é a cooperativa”, avaliou.

Educação ambiental

A realização de campanhas educativas sobre formas corretas do descarte de lixo urbano foi sugerida pelo vereador. “Às vezes é mais importante a gente educar as pessoas para colocar o material no horário certo de coleta, do que às vezes ficar ‘esparrodando’ contêiners pela rua afora, porque contêineres são depredados, não são utilizados de forma correta. O pessoal coloca de forma fora do horário e vai acumular lixo”.

Zé Roberto também propôs uma reunião entre a Coorpnova, a Semam e a Comissão de Defesa do Meio Ambiente (CDMA) da Câmara. “A gente precisa de um alinhamento. Sentar, ver as dificuldades e ver o que a cooperativa pode ser ajudada pelo município”, explica o vereador.

O vídeo da participação do vereador Zé Roberto Júnior na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.