Vereador quer informações sobre situação de bicas d’água do município

por Rachel Monteiro publicado 19/09/2025 17h30, última modificação 19/09/2025 17h30
Gustavo de Fizica (MDB) é quem assina o requerimento de informações à Prefeitura
Vereador quer informações sobre situação de bicas d’água do município

Imagem ilustrativa | Reprodução/Google Street View

A Câmara aprovou, por unanimidade, na reunião plenária dessa segunda-feira (15), o requerimento de informações nº 152/2025. De autoria do vereador Gustavo de Fizica (MDB), o documento solicita ao Executivo informações acerca da situação das bicas d’água existentes no município.

Gustavo questiona, entre outros, no requerimento, qual é o número total de unidades ativas e suas respectivas localizações; se existe um laudo técnico atualizado que detalhe o estado de conservação e a integridade estrutural de cada uma delas; qual é a periodicidade estabelecida para os serviços de higienização e conservação; e se há uma equipe específica incumbida da supervisão, fiscalização e manutenção desses pontos.

Durante a votação do documento, o vereador destacou: “a gente vê em vários bairros várias bicas de água, mas a gente quer saber como é que está a situação de cada água. [...] A gente tem que proteger o nosso bem maior, que é um patrimônio, que é a nossa água. Então, acho que a Prefeitura tem que acompanhar direitinho, porque vão crianças, vão pessoas idosas, à procura dessas bicas. [...] A gente tem visto aí muitas bicas d’água abandonadas, com mato, sujeira em volta, animais mortos. Isso não é brinquedo. Quando a gente fala de água, a gente está falando de vida”.

O requerimento é um documento previsto no Regimento Interno da Câmara que dá aos vereadores a prerrogativa de, após aprovação do Plenário, solicitar formalmente da Prefeitura informações de interesse público. A Lei Orgânica Municipal estabelece que a Prefeitura deve prestar as informações em até 15 dias, e considera como infração político-administrativa a recusa, o não atendimento no prazo previsto ou a prestação de informação falsa.

O vídeo da reunião plenária de 15 de setembro de 2025 está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.