Vereador quer informações sobre manutenção da iluminação pública do Município
Na Reunião Plenária dessa segunda-feira (14), os vereadores aprovaram, por unanimidade, o Requerimento nº 43/2025, do vereador Pastor Fabiano (Avante). Ele solicita que o Executivo informe de quem é a responsabilidade pela manutenção da rede de iluminação pública de Ponte Nova, especificamente no que se refere à substituição de lâmpadas queimadas, manutenção e reparos em postes de iluminação.
Durante a Plenária, Pastor Fabiano observou que diversos moradores têm reclamado sobre a situação e que os pedidos de reparo são antigos.
“Não só eu, mas vários [vereadores] aqui já fizeram diversos pedidos de iluminação pública. Vários bairros, vários locais que há muito tempo estão sem. Eu quero citar o exemplo ali da praça da Vila Oliveira. [...] Nós estamos cobrando aqui desde o início do ano. E eu já fiz vários pedidos, várias ligações até o ponto de que nem a Prefeitura sabe mais o que fazer. Já tiveram pessoas lá de dentro dizendo que já fizeram vários pedidos também e não foram atendidas. Quem é o responsável? É a Cemig? É o Cimvalpi? É a Prefeitura? Porque a população não pode ficar prejudicada por causa disso”.
O Requerimento é um documento previsto no Regimento Interno da Câmara que dá aos vereadores a prerrogativa de, após aprovação do Plenário, solicitar formalmente da Prefeitura informações de interesse público. A Lei Orgânica Municipal estabelece que a Prefeitura deve prestar as informações em até 15 dias, e considera como infração político-administrativa a recusa, o não atendimento no prazo previsto ou a prestação de informação falsa.
O vídeo da Reunião Plenária de 14 de abril está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.